Venda Nova do Imigrante vai ganhar observatório astronômico

0

Venda Nova do Imigrante vai ganhar um observatório astronômico. O sistema será instalado em Alto Caxixe e permitirá que comunidade e instituições acessem imagens do espaço remotamente. Além de observações dos astros, o local também vai abrigar câmeras e estações meteorológicas. A construção já começou.

O observatório é resultado de um convênio entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. “Esse equipamento nos coloca como município referência no que diz respeito a ciências astronômicas, atraindo turistas, alunos, professores, dentre outros”, comenta Fábio Altoé, secretário municipal de Educação.

Publicidade Publicidade

Este será um dos observatórios mais modernos do país que pode ser controlado à distância, de acordo com Marcio Malacarne, coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Ufes. “Não será preciso estar no local para realizar observação do céu. Além da Universidade, instituições parceiras e a própria comunidade poderão utilizá-lo mediante autorização”, explica Malacarne.

A etapa de construção está em estado avançado. Depois que a Prefeitura concluir esta fase, caberá à Ufes a instalação dos equipamentos em prazo estimado de seis meses. Quando estiver funcionando, o observatório vai gerar imagens que poderão ser acessadas por qualquer pessoa também pela internet, por meio do site http://www.astro.ufes.br.

Parceria pelo conhecimento

A construção e manutenção do observatório é uma iniciativa conjunta da Prefeitura com a Ufes. O convênio de parceria foi firmado no ano passado depois do encontro das instituições na Primeira Feira do Conhecimento, realizada em 2017. Neste ano, a Administração municipal adquiriu o terreno e iniciou as obras no espaço.

A equipe do GOA estará novamente na Feira, que começa nesta quarta (06) e segue até sexta-feira. Clique aqui para saber mais.

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.