O Pico do Forno Grande, localizado em Castelo, no Sul do Estado, ficou ainda mais quente. Isso porque a trilha que dá acesso ao mirante do local foi reinaugurada, após duas décadas em que ficou fechada devido aos impactos gerados pela visitação descontrolada.

Na madrugada do sábado (27), um grupo comandado pelo governador Renato Casagrande realizou o percurso de 3,5 quilômetros até o topo do Forno Grande. Após três horas de subida, o governador foi o primeiro a assinar o livro do pico, que deverá registrar nomes e mensagens dos aventureiros que conseguirem superar o desafio.

Publicidade Publicidade

De acordo com o governador, a trilha foi fechada por mais de 20 anos por conta da degradação humana. “As pessoas iam acampar no topo e acabam desmatando. Agora estamos liberando o Parque para subidas durante o dia e com guia, o que é uma novidade. A trilha é dura e precisa de equipamentos profissionais. Queremos que a população possa desfrutar desse momento maravilhoso, que nós agora desfrutamos”, contou Casagrande.

O governador Renato Casagrande assinou o livro de visitantes do alto do Pico do Forno Grande. – Foto: Secom-ES

Após a descida o governador realizou a cerimônia oficial de descerramento da placa de reinauguração da Trilha. Segundo ele, a partir de agora haverá visitações controladas, com limitação de visitantes durante o dia, uma vez que é necessário o acompanhamento de uma pessoa com experiência em escalada, além de todos os equipamentos de segurança.

O diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza, afirmou que a inauguração da trilha auxiliará na integração com a comunidade. “Será possível aproveitar as belezas naturais e potencializar o turismo de aventura da região”, avaliou.

Vale lembrar que o acesso à trilha deve ser agendado a partir desta segunda-feira (29) pelo e-mail agendamentofornogrande@gmail.com.

 

Comentários no Facebook