Para manter um sistema financeiro sólido e eficiente, é preciso que as instituições estejam preparadas para prevenir e combater tentativas de utilizar o sistema para a prática de condutas ilegais. Com esta postura, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) promove, nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), uma capacitação para aperfeiçoar os procedimentos de sua equipe de colaboradores.

O Bandes investe permanentemente em estratégias para evitar que seus produtos e serviços sejam utilizados para a prática ilegais. Neste treinamento, cerca de 50 colaboradores do banco farão um aprofundamento sobre o tema “Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e a Corrupção”.

Publicidade Publicidade

Para o banco, prevenir e combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo é uma responsabilidade social da instituição e coaduna com sua missão de promover o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo. Por isto, o banco adota uma postura proativa para prevenção destas praticas. Além disso, trata-se de uma obrigação legal, imposta pela Lei 9.613/98 e pela regulamentação dela decorrente.

Compromisso com a austeridade

O treinamento realizado pelo Bandes integra ações que as instituições financeiras realizam dentro do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD). O Programa surgiu em cumprimento à meta nº 25 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) 2004, com o objetivo de criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e de orientação à sociedade, otimizando a utilização de recursos públicos e disseminando uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil.

Importante destacar que todo o corpo funcional do Bandes, inclusive estagiários, são capacitados sobre o tema de prevenção de lavagem de dinheiro. Além disso, o banco possui uma unidade organizacional responsável por estimular a cultura, a prática e o aprimoramento contínuo do gerenciamento de riscos, controles internos, Compliance e por prestar informações e esclarecimentos às auditorias, ao Banco Central do Brasil, bem como acompanhar as demandas oriundas dos órgãos reguladores, fiscalizadores ou supervisores.

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Comentários no Facebook