A Secretaria da Saúde (Sesa), em conjunto com as secretarias municipais, permanece ampliando os pontos de testagens para Covid-19 no Espírito Santo. A partir desta quarta-feira (08), a população dos municípios de Laranja da Terra e Venda Nova do Imigrante poderão realizar o exame RT-PCR por meio do agendamento on-line.

Duas unidades estão realizando os atendimentos referentes às demandas oriundas das regiões, são elas: Unidade Mista de Saúde “São João Batista”; em Laranja da Terra; e a Policlínica Venda Nova do Imigrante, em Venda Nova do Imigrante.

Publicidade Publicidade

Os agendamentos estão disponibilizados das 7h30 às 18h, de acordo com os horários definidos por cada ponto de coleta, e podem ser realizados de segunda a segunda, independentemente de o paciente estar sintomático ou assintomático. Os resultados são liberados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) em até 48 horas após o material ser coletado.

O secretário interino de Estado da Saúde, José Maria Justo, destacou que essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado no enfrentamento à pandemia de Covid-19 em busca de diminuir a contaminação da sociedade com o vírus.

“Essa ampliação é uma oportunidade de aumentar a testagem realizada no Estado e com o consequente isolamento dos casos positivos, diminuir ainda mais a velocidade da transmissão da doença. É importante que a população realize o exame em caso de sintomas ou contato com alguém que testou positivo para o vírus”, ressaltou.

Atualmente, o agendamento on-line para a realização do teste também está disponível no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra; Hospital Estadual Central, em Vitória; Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus; e no Aeroporto de Vitória. Vale ressaltar que em relação ao aeroporto, os passageiros que desembarcam no local não precisam realizar o agendamento prévio, ou seja, a testagem é de livre demanda nesse caso.

Como fazer o agendamento

Para ter acesso ao agendamento, o cidadão deverá realizar inicialmente o seu cadastro no “Acesso ao Cidadão” (https://acessocidadao.es.gov.br/Conta/Entrar?ReturnUrl=%2F) do Governo do Estado. Feito o cadastro, o próximo passo é entrar no site da Saúde (https://saude.es.gov.br/), na lateral esquerda, clicando em “Agendamento”, haverá a opção “Realizar Agendamento”, que solicitará dados como CPF, Cartão SUS, nome, e-mail e telefone.

Ao disponibilizar o CPF, o sistema buscará no banco de dados do Ministério da Saúde, e sendo encontrado, preencherá automaticamente o Cartão SUS e o nome do usuário. Há a opção de realizar agendamento para si próprio ou para terceiros, precisando estar munidos dos dados acima para conclusão do processo.

Na plataforma, serão disponibilizados ícones para acompanhar o agendamento e, após a realização da coleta do exame, o “Laudo Web”, onde receberá o resultado. No dia do exame, é importante se atentar corretamente ao horário solicitado e levar um documento de identificação com foto.

Testagem em massa

É importante lembrar que além do agendamento para testagem de RT-PCR, o Estado também está disponibilizando a testagem de antígeno, conhecida como “teste rápido”, em locais de grande fluxo. São eles:

– Terminal de Jardim América, em Cariacica;

– Terminal de Laranjeiras, em Serra;

– Terminal de Itaparica, em Vila Velha

O horário de coleta é das 12h às 20h em todos os terminais rodoviários. O resultado do teste sai em 15 minutos após a coleta do material e é entregue ao paciente no local. Para a testagem não é necessário agendamento – livre demanda, é chegar e testar.

Outo ponto de testagem sem agendamento é a Ceasa, em Cariacica. Neste caso, o exame disponibilizado é o de RT-PCR. Lá, a testagem funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Comentários no Facebook