Visando oferecer melhores espaços e condições para práticas de esportes como ciclismo, caminhada, skate, entre outros o  vereador de Castelo, Warlen Cesar Bortoli, popularmente conhecido como Vermelho, apresentou durante sessão da última terça-feira (05) projeto de lei que institui o Programa Rua do Esporte.

De acordo com o projeto o programa tem o objetivo de desenvolver e ordenar a prática de atividades físicas nas diversas modalidades para a população em geral proporcionando local seguro e adequado à população para tais práticas esportivas.

Publicidade Publicidade

Ainda de acordo com o proponente, a ideia é que determinadas ruas e avenidas da cidade sejam interditadas em horários de baixo fluxo de veículos para a prática das atividades considerando a falta de espaços apropriados para tal como ciclovias e skatepark – espaço destinado a atletas praticantes do skate, bicicletas bmx e patins.

Apesar da implantação, coordenação, demarcação, sinalização e acompanhamento do programa ficarem a cargo da Secretaria Municipal de Esportes, o programa também poderá ser organizado por grupos de praticantes de atividades físicas desde que autorizado pela secretaria competente.

Se aprovado, a prefeitura fica autorizada a disponibilizar ou não profissional técnico ou estagiários da área esportiva para acompanhamento das práticas das atividades de esporte do programa nos locais onde os mesmos poderão ocorrer.

Segurança

Para o proponente, com a aprovação do Projeto Rua do Esporte, munícipes terão ainda mais segurança considerando que atualmente treinadores percorrem, geralmente, na Rodovia do Contorno colocando desde então suas vidas em perigo.

Outro local bastante utilizado é a praça da Beira Rio.

Projeto resgata ‘Rua do Lazer’ de 1997

O projeto Rua do Esporte resgata a Lei nº 1.754 instituída em Castelo como a ‘Rua do Lazer’, em junho de 1997, para a realização de atividades como atividades como, gincanas, shows de calouros, peças de teatros e outros do gênero.

Com ela, era interditada a Avenida Ministro Araripe, nos entroncamentos com a rua frei Manuel, com a rua Bernardino Monteiro e com a rua Aristeu Borges de Aguiar, aos domingos, das 7 horas às 19 horas.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPandemia teve impactos diretos para bebês e crianças, diz estudo
Próximo artigoUnimed Sul Capixaba oferece treinamento de emergências cardiovasculares para academias e clubes de Cachoeiro
Elan Costa é jornalista sob o registro MTE 3512/ES, articulista, marqueteiro e consultor político, estudante de direito e vice-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais do Interior do Espírito Santo - eleito para o biênio 2021-2023. Atuou na Gerência de Jornalismo e Relações Públicas da Prefeitura de Guarapari, trabalhou como Jornalista Correspondente do Jornal A Tribuna, no Noroeste do ES, foi coordenador de comunicação na Câmara Municipal de Santa Teresa, assessor de comunicação na Amunes - Associação dos Municípios do ES -, e assessor político em diversos órgãos. É marqueteiro político, tendo atuado na campanha eleitoral para prefeito, em 2016, para deputado estadual em 2018, e novamente para prefeito e vereadores, em 2020. É fundador e proprietário do Jornal Regionalidades.

Comentários no Facebook