Neste sábado (4), às 14h, Cachoeiro terá a sua 2ª Webconferência Municipal sobre a Lei de Emergência Cultural “Aldir Blanc”. O evento será aberto para todos os interessados (confira link abaixo). Ele é organizado pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPCCI), que conta com representantes da Prefeitura de Cachoeiro e da sociedade civil.

Nessa segunda webconferência, representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) e outros convidados prestarão esclarecimentos sobre como os artistas cachoeirenses poderão ter acesso ao auxílio emergencial em dinheiro previsto pela lei federal. O terceiro e último encontro, focado no benefício a ser destinado aos espaços culturais, está marcado para sábado seguinte (11).

Publicidade Publicidade

Um formulário on-line foi disponibilizado, de forma antecipada, para que os participantes encaminhem questionamentos a serem esclarecidos durante a webconferência.

Aprovada no Congresso Nacional, no início de junho e sancionada nesta semana, a Lei “Aldir Blanc” prevê a distribuição de R$ 3 bilhões do Fundo Nacional da Cultura (FNC) para Estados, Municípios e Distrito Federal socorrerem o setor cultural, durante a pandemia de Covid-19.

“A Lei ‘Aldir Blanc’ é um mecanismo inédito, que surgiu de uma grande mobilização da sociedade civil, em nível nacional. Essa iniciativa do CMPCCI de realizar as webconferências é fundamental para levar informações relevantes aos artistas e fazedores de culturas locais sobre algo tão importante e, ao mesmo tempo, tão novo. A Semcult já está bem adiantada em relação aos requisitos necessários para o recebimento dos recursos e, em breve, lançaremos um cadastro virtual de artistas”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

2ª Webconferência Municipal de Emergência Cultural – Lei “Aldir Blanc”
Quando: Sábado (4), às 14h
Onde: https://meet.google.com/pan-urwv-anf
Formulário de perguntas: https://forms.gle/6cj7cMKWgzfVfx6z5
Tema do 2º módulo: 20% e 80%: Como o artista terá acesso ao dinheiro?
Convidados:
Lucimar Costa – Subsecretário de Cultura e Turismo de Cachoeiro
Valquíria Volpato – Gerente da Lei Rubem Braga de Cachoeiro
Amanda Malta – Presidente do Conselho de Política Cultural de Cachoeiro (CMPCCI)
Renata Weixter – Secretária de Cultura de Cariacica (ES)

Comentários no Facebook