Segunda etapa da campanha de vacinação segue até o dia 30

0
A vacina está à disposição da população até o dia 30 deste mês na Policlínica de Guaçuí, no horário de 8 às 16 horas. (Arquivo Comunicação Guaçuí)

Nesta etapa, serão vacinadas pessoas com idade entre 20 e 29 anos, além dos profissionais da saúde

Do mesmo jeito que está acontecendo em todo o Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de Guaçuí, já iniciou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, no município. E nesta etapa, irão receber doses da vacina Tríplice Viral – que imuniza contra a caxumba, rubéola e sarampo –, pessoas com idade entre 20 e 29 anos, além dos profissionais da saúde. O objetivo é interromper a circulação do vírus e controlar a doença no país.

A vacina está à disposição do público alvo, em Guaçuí, até o dia 30 deste mês, na Policlínica, no horário de 8 às 16 horas. E, de acordo com informações da Semus, a vacinação será seletiva, ou seja, apenas irá receber a vacina quem ainda não tiver sido imunizado. “As pessoas devem levar suas cadernetas de vacinação”, afirma a enfermeira Suely Valéria Moreira Engelhardt, responsável pela campanha em Guaçuí.

Publicidade Publicidade

A Semus também informa que haverá vacinação nos distritos de São Tiago, São Pedro de Rates e São Miguel do Caparaó. As ações irão acontecer sempre de 8 horas ao meio dia, nos dias 26, 27 e 28, respectivamente. O dia D da campanha está marcado para o dia 30, sábado.

O Ministério da Saúde informa que pessoas entre 20 e 29 anos de idade devem ter duas doses de vacina contra o sarampo. Além disso, adverte que não é recomendável que gestantes tomem a vacina. Então, como o público de 20 a 29 anos comporta um grande número de mulheres em idade fértil, é importante que se vacinem antes de engravidarem. Contudo, no caso da mulher que estiver grávida e vá se vacinar, é necessário que seja feito acompanhamento médico.

“De janeiro deste ano a 26 de outubro, 10.429 casos de sarampo foram confirmados em todo o Brasil e 19 estados se encontram em transmissão ativa”

De janeiro deste ano a 26 de outubro, 10.429 casos de sarampo foram confirmados em todo o Brasil e 19 estados se encontram em transmissão ativa. A maioria dos casos (90,5%) estão concentrados em 176 municípios (27%) do estado de São Paulo, principalmente, na região metropolitana.

Dezesseis estados superaram o índice de 95% das crianças vacinadas, na primeira etapa que aconteceu no período de 7 a 25 de outubro, com objetivo de proteger as crianças de 6 meses a 5 anos. Outros 10 estados e o Distrito Federal ainda precisam buscar a meta para evitar a doença. O Espírito Santo, inclusive Guaçuí, atingiu a meta de vacinação, assim como Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul, Tocantins, Goiás, São Paulo, Rondônia, Rio Grande do Norte e Paraíba.

*Com informações do Ministério da Saúde

Comentários no Facebook