Sefaz contribui para modernização do trabalho durante a pandemia

0
EMPÓRIO MARCENARIA
J. Regionalidades vc por dentro de tudo Publicidade Detran carnaval Publicidade Agência Solução
SESA Aedes Aegipty Publicidade CORONAVÍRUS - SESA Publicidade CAMPANHA VACINAÇÃO GRIPE Publicidade Publicidade Publicidade MAIO AMARELO 2020 Publicidade EMPATIA NO TRÂNSITO Publicidade EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO JULHO/2020 Publicidade DENGUE NOV/2020 Publicidade BEBIDA E DIREÇÃO DEZ2020 Publicidade

Desde a primeira semana de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, a Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Getec) da Secretaria da Fazenda (Sefaz) tem trabalhado para a modernização do trabalho no ambiente da Secretaria. A preparação de acessos remotos – Virtual Private Network (VPN) – para os servidores em home office e a adoção de ferramentas de comunicação on-line para as reuniões periódicas das equipes foram algumas das tarefas desempenhadas neste período.

“A Getec implantou, de forma imediata, uma ferramenta de interatividade e colaboração com o objetivo de realização de reuniões através de salas de chat e videoconferência contribuindo para melhor desempenho das atividades das equipes de tecnologia”, disse o gerente de Tecnologia, Marcelo Cornélio.
“Agora estamos trabalhando com foco na melhoria da experiência do usuário interno e do cidadão capixaba”, completou.

Publicidade Publicidade

Modelo de gestão

O modelo de gestão adotado pela Getec foi a utilização de uma linguagem direta e transparente, incluindo a desburocratização dos níveis de acesso definidos por organograma. “É importante respeitar o papel de cada membro da equipe, há necessidade de uma visão disruptiva, ou seja, que provoque a equipe para uma ruptura nos padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidas”, acrescentou o gerente.

Desde o ano passado a Getec realizou diversas entregas importantes no setor de tecnologia como a Gestão de Projetos mesclando a metodologia Ágil x Waterfall, a realização de Workshops e Benchmarking, a reestruturação do catálogo de serviços e a implantação dos SLAs (Service Level Agreement) e OLAs (Operational Level Agreement), que permite atualmente determinar o tempo de atuação das demandas maior para fluidez e celeridade nos atendimentos, dentre outras.

Outras entregas

Além de ações internas, a Getec entregou mais de 55 projetos relacionados a sistemas e infraestrutura do ecossistema da Secretaria. Para o cidadão capixaba, a equipe de tecnologia contribuiu para as seguintes entregas nesse período:

– APP Menor Preço;
– Nota Fiscal Avulsa para Pessoa Física e Produtor Rural;
– Ampliação do Sistema Cooperação Fiscal, ambiente interativo dentro da Agência Virtual (AGV), no qual a Sefaz publicará as inconsistências, e os contribuintes poderão, eventualmente, apresentar justificativas ou providenciar a correção com redução de multas;
– Site do Monitoramento do Preço do Combustível;
– Site de Consulta NFe dos Órgãos Públicos disponibilizado no Portal da Transparência;
– Melhoria no ambiente do Fale Conosco e Orientação Tributária que facilitou a interação com os cidadãos;
– Alteração nos sistemas da Sefaz em atendimento aos decretos que surgiram no cenário dos eventos ocasionados pelas enchentes no sul Estado e da pandemia da Covid-19.

Ações futuras

Uma das mudanças que acontecerá em breve será a implementação do uso de indicadores “Key Performance Indicators” (KPIs), uma ferramenta de suma importância para apoiar planejamento quando se fala em gestão por resultados.

Comentários no Facebook