Saúde realiza capacitação com agentes de endemias e comunitários de saúde

0
A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal e também contou com a participação da prefeita Vera Costa. (Comunicação Guaçuí)

Na ocasião, a prefeita Vera Costa também apresentou, aos agentes, um balanço das realizações finalizadas e que estão em andamento em sua administração

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Guaçuí realizou, na tarde desta quinta-feira (14), uma capacitação com seus agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal e também contou com a participação da prefeita Vera Costa que apresentou um balanço sobre as obras que foram e estão sendo realizadas por sua administração, além de outras ações de seu governo.

O secretário municipal interino de Saúde, Werton dos Santos Cardoso, explicou que o principal objetivo da capacitação foi de definir linhas de ações, com os agentes comunitários de saúde, que estejam alinhadas com os agentes de endemias, para o trabalho de prevenção à dengue, zika e chikungunya. “Essa capacitação visa, principalmente, fazer esse alinhamento entre os agentes para conseguirmos realizar uma prevenção efetiva contra a proliferação de focos do mosquito aedes, com a participação desses profissionais que atuam junto à população”, explica.

Publicidade Publicidade

O coordenador de Atenção Primária da Saúde, Fabiano dos Santos Souza, que também estava presente à capacitação, destaca que entramos numa época do ano que aumenta o risco para a proliferação do mosquito aedes e das doenças que ele transmite. “Temos que intensificar ainda mais os trabalhos, nesta época do ano, que se estende até o início de abril do ano que vem, para não corrermos qualquer risco de uma epidemia dessas doenças”, enfatiza. Também estava presente a superintendente da Semus, Márcia Couzi.

Obras

Antes do início da capacitação, a prefeita Vera Costa fez uma apresentação das realizações de sua administração, para os quase 80 agentes presentes. “É importante que vocês fiquem cientes do que está acontecendo em obras e outras realizações, para conhecerem os fatos reais, ao contrário do que alguns falam por aí, porque, se deixarmos que a mentira prevaleça, ela começa a virar verdade”, disse.

Ela apresentou todas as obras que já foram concluídas e as que estão sendo realizadas, no município, além de falar sobre as dívidas pagas e os eventos realizados pelo município. “Pagamos quase R$ 600 mil de dívidas e, só de precatórios, pagamos R$ 226 mil por mês, e para quem diz que eu não gosto de festa, eu respondo que eu prefiro construir uma unidade básica de saúde ou uma creche, do que pagar o mesmo valor por um show, mas mesmo assim, temos feito muitos eventos, dentro de nossas possibilidades, porque também temos que nos divertir”, colocou.

A prefeita Vera Costa ainda ressaltou a importância do trabalho que é realizado pelos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. “O trabalho que vocês realizam é muito importante para o município e deve ser feito com carinho e amor, porque precisamos conscientizar a todos da importância da prevenção e devemos fazer isso com atenção e muito amor”, afirmou.

Comentários no Facebook