Em todo o país a Vacinação Contra o Sarampo foi prorrogada para o dia 31 de agosto. Em Castelo, as doses estão disponíveis na Unidade de Saúde “Solange Campanha”, para crianças, de terça a sexta-feira, das 7:30 às 15:30 horas, e para adultos, de segunda a sexta-feira, também das 7:30 às 15:30 horas.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus. É uma das principais doenças responsáveis pela mortalidade infantil em países subdesenvolvidos. Altamente contagioso, é transmitido diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Seus sintomas incluem febre e manchas avermelhadas no corpo, coceira, mal-estar geral e falta de apetite.

Publicidade Publicidade

“A vacinação é a maneira mais eficiente de prevenção de doenças como o sarampo. Por isso, reforçamos o pedido para comparecimento do público-alvo”, explicou Bruna Jubini Callegário Caetano, referência técnica em imunizações.

A vacina é contraindicada para pessoas que apresentaram anafilaxia à dose anterior da vacina, pessoas imunodeprimidas e gestantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3542 – 8560. Para vacinar é preciso apresentar a caderneta de vacina e o cartão do SUS.

 

CONFIRA ABAIXO O ESQUEMA DE IMUNIZAÇÃO E PREVINA-SE:

 

• Aos 12 meses de idade, primeira dose da vacina tríplice viral (D1).

• Aos 15 meses de idade, segunda dose da vacina tríplice viral (D2).

• Todas as pessoas de 15 meses até 29 anos de idade devem ter duas doses de vacina contendo os componentes sarampo e rubéola.

• Todas as pessoas de 30 até 59 anos de idade devem ter uma dose de vacina contendo o componente sarampo.

Atualmente devem receber uma dose extra da vacina:

• Crianças de 6 a 11 meses de idade, uma dose da vacina tríplice viral (dose zero).

• Pessoas de 20 a 49 anos de idade que estão com a caderneta de vacina atualizada e receberam a última dose ANTES do dia 23/03/20.

Comentários no Facebook