Saiba qual é a melhor idade para castrar o seu cão

0
EMPÓRIO MARCENARIA
J. Regionalidades vc por dentro de tudo Publicidade Detran carnaval Publicidade Agência Solução
SESA Aedes Aegipty Publicidade CORONAVÍRUS - SESA Publicidade CAMPANHA VACINAÇÃO GRIPE Publicidade Publicidade Publicidade MAIO AMARELO 2020 Publicidade EMPATIA NO TRÂNSITO Publicidade EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO JULHO/2020 Publicidade DENGUE NOV/2020 Publicidade

Um novo estudo da Universidade da Califórnia UC Davis, nos Estados Unidos, constatou que algumas raças de cães têm maior risco de desenvolverem câncer ou distúrbios nas articulações se os animais forem castrados com menos de um ano de vida. Mas, segundo o Dr. Benjamin Hart, professor emérito da Faculdade de Medicina Veterinária da UC Davis, não há uma regra única quando se fala na melhor idade para castrar um cão.

De acordo com o o site PetGuide, o estudo, publicado na revista científica Frontiers in Veterinary Science, analisou os dados de 35 raças de cães coletados ao longo de 15 anos e constatou que algumas delas podem desenvolver problemas de saúde se castradas “precocemente”.

Publicidade Publicidade

A equipe de pesquisadores procurou verificar se a idade de castração de um cachorro, sua raça ou até mesmo seu gênero estavam relacionados a certos distúrbios articulares, como a displasia de cotovelo ou a displasia coxofemoral, e a alguns tipos de câncer – linfoma, câncer ósseo, câncer na parede dos vasos sanguíneos, por exemplo.

A pesquisa mostrou que cães maiores são mais vulneráveis a problemas articulares, mas surpreendentemente os cachorros das raças Dogue Alemão ou Galgo Irlandês não apresentaram maior risco às doenças. O estudo também indicou que pets menores, fossem ou não castrados, são menos suscetíveis a terem câncer. No entanto, cães das raças Boston Terrier e Shih Tzu tiveram aumento significativo de casos de câncer com a castração.

Além disso, o gênero do animal pode fazer diferença quando se trata de esterilização e saúde. As fêmeas Boston Terrier, castradas aos seis meses, não apresentaram maiores chances de terem câncer ou distúrbios articulares em comparação aos cães não esterilizados. Por outro lado, os machos dessa mesma raça que foram castrados com menos de um ano de vida, sim. E em números significativos.

Pesquisas anteriores sugerem que a castração de cães da raça Golden Retriever aumenta o risco de eles desenvolverem câncer de 5% para 15%. Nos Estados Unidos, muitos donos de animais optam por castrar seus pets. Esse é, muitas vezes, um requisito para adotar cães de abrigos de animais. Antes de tomar essa decisão, converse com o veterinário do seu cão.

Se tiver interesse de consultar os resultados específicos de cada uma das 35 raças para saber a melhor idade para castrar o seu cão, você pode encontrá-los aqui.

Comentários no Facebook