A prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) está prevista para ser aplicada entre 08 de novembro e 10 de dezembro deste ano. O Saeb é um sistema de avaliações externas em larga escala realizadas anualmente, por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários de contextualização aplicados ao final de cada etapa da Educação Básica, que refletem os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Os objetivos do Saeb são avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no País em seus diversos níveis governamentais; produzir indicadores educacionais, com o incremento das séries históricas; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa.

Publicidade Publicidade

O público-alvo são os estudantes, professores e gestores da Educação Infantil, sendo o 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª ou 4ª série do Ensino Médio. A participação é censitária para as redes públicas de ensino e amostral (depende da série/ano) para a rede privada.

No Estado do Espírito Santo, em 2021, as avaliações do Saeb serão aplicadas de forma impressa. Os resultados do Saeb são utilizados no cálculo do Ideb, principal indicador de qualidade da Educação Básica do país. Além de agregar ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice também é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a Educação Básica.

Comentários no Facebook