Questionário coleta dados sobre saneamento básico em Cachoeiro

0
EMPÓRIO MARCENARIA
J. Regionalidades vc por dentro de tudo Publicidade Detran carnaval Publicidade Agência Solução
SESA Aedes Aegipty Publicidade CORONAVÍRUS - SESA Publicidade CAMPANHA VACINAÇÃO GRIPE Publicidade Publicidade Publicidade MAIO AMARELO 2020 Publicidade EMPATIA NO TRÂNSITO Publicidade EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO JULHO/2020 Publicidade DENGUE NOV/2020 Publicidade BEBIDA E DIREÇÃO DEZ2020 Publicidade

O Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental, da Universidade Federal do Espírito Santo (Lagesa – Ufes), disponibilizou um questionário na internet para que os cachoeirenses forneçam informações sobre saneamento básico nas regiões em que moram. A ação faz parte da elaboração do novo Plano Municipal de Saneamento (Água, Esgoto e Resíduos Sólidos) de Cachoeiro.

Por meio do formulário on-line, os cidadãos respondem a uma série de perguntas sobre funcionamento de abastecimento de água, tratamento de esgoto e coleta de lixo e resíduos nos locais em que moram. Além disso, o cadastro de informações de contato, como e-mail, servirá para que o Lagesa informe a população sobre as atividades a serem realizadas.

Publicidade Publicidade

O trabalho em torno do Plano Municipal de Saneamento foi iniciado em novembro, após assinatura do contrato do Lagesa – Ufes com a Prefeitura de Cachoeiro. As ações englobam a revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE), criado em 2011, e a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS), com medidas inéditas para a área no município.

A primeira fase das atividades foi dedicada à elaboração da metodologia de trabalho. O resultado foi apresentado, em uma audiência pública, em fevereiro. Atualmente, na segunda fase, é feito um diagnóstico da situação de saneamento em Cachoeiro, a fim de identificar a abrangência do sistema, em locais onde não há rede de água e esgoto, entre outras questões.

As três próximas etapas serão focadas, respectivamente, na elaboração de prognósticos e alternativas para universalização dos serviços e concepção de programas, projetos e ações; criação de mecanismos e procedimentos para controle social; e, por fim, a consolidação do trabalho, com apresentação do relatório final e minuta do projeto de lei. A expectativa é de que as ações sejam concluídas no primeiro semestre de 2021.

“A pandemia está impossibilitando a realização de atividades presenciais com a população, mas o trabalho continua. É muito importante que cada cidadão cachoeirense dê a sua contribuição para a construção desse novo plano de saneamento, que terá medidas inéditas para o município”, afirma a secretária municipal de Meio Ambiente, Andressa Colombiano.

Acesse o formulário por aqui ou clicando no banner da página inicial do site cachoeiro.es.gov.br.

Comentários no Facebook