Projeto de Robótica do Estado conquista 1º lugar em Mostra de Ciência e Tecnologia no Pará

0
Foto: Divulgação
EMPÓRIO MARCENARIA
J. Regionalidades vc por dentro de tudo Publicidade Detran carnaval Publicidade Agência Solução
SESA Aedes Aegipty Publicidade CORONAVÍRUS - SESA Publicidade

O trabalho foi desenvolvido por alunos das Escolas Estaduais Antônio Engrácio da Silva e Colégio Estadual.

Alunos da Rede Pública Estadual conquistaram o 1º lugar na X Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA), no Estado do Pará. O projeto “Robótica com Sucata”, teve a orientação da professora Simone Clarindo e é voltado para a área de Engenharia. A mostra foi realizada entre os dias 02 e 06 de dezembro.

Publicidade Publicidade

A equipe é composta pelos alunos Davi Alves e Warlley Neumann, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Engrácio da Silva, da Serra; e Marcus Alexandre Araújo, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Colégio Estadual do Espírito Santo, de Vitória.

Para a diretora da escola serrana, Fabíola Barcelos Risso, a oportunidade de participar de um evento como esse é algo imensurável na vida dos alunos. “O trabalho coletivo garantiu que tudo desse certo para a ida dos alunos. Agradeço imensamente a todos da Secretaria da Educação e da Superintendência Regional de Educação de Carapina, pois acreditaram em nosso trabalho e nos apoiaram em todos os aspectos. Essa conquista é nossa”, comemorou a diretora.

Outra conquista na MCTEA foi da professora Simone Clarindo, que ficou em 1º lugar como professora orientadora. “Nossa participação foi muito importante, principalmente pelo conhecimento adquirido. Participamos de um evento com pessoas de outros estados e outros países, aprendemos um pouco sobre suas línguas e culturas. Além de aprendermos mais sobre a área de engenharia, que concorremos, aprendemos, também, sobre os caminhos que os outros colegas trilharam. Eu, como professora, estou muito orgulhosa, pois conquistamos o primeiro lugar com um projeto que tem como base a reciclagem. Trabalhamos com lixo e com a programação, utilizando inteligência artificial, que é um conhecimento avançado para alunos do Ensino Fundamental”, ressaltou.

Robótica com Sucata

Há três anos é desenvolvido um trabalho de robótica com sucatas, na área do Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Altas Habilidades, com a professora Simone Clarindo. O projeto tem várias ações vinculadas aos projetos institucionais. Com a temática de preservação da água, que norteou o trabalho desde 2018, a professora e os alunos desenvolveram o projeto “Preservação dos Ambientes Marinhos” e se propuseram a construir um carrinho coletor de resíduos plásticos nas praias.

Em junho de 2019, os alunos construíram uma maquete e alguns protótipos de animais marinhos com sucatas, que foi premiado com o 1º lugar na área de engenharia, 1º lugar geral e destaque dos trabalhos desenvolvidos no município da Serra, na Feira de Ciências do Norte Capixaba (FECINC), em São Mateus.

Texto: Soraia Camata

Comentários no Facebook