Prodest lança edital para ampliar rede de fibra óptica do Governo do Estado

0

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) publicou, nesta terça-feira (13), o edital da licitação para ampliação da rede de fibra óptica da Região Metropolitana da Grande Vitória, que permitirá alcançar os municípios de Guarapari, Viana e de novos locais na Serra e Vila Velha. Serão implantados mais 340 quilômetros de fibra óptica, interligando cerca de 100 unidades de órgãos públicos estaduais.

Os novos recursos também serão usados para a manutenção da rede de fibra óptica já implantada, que já contempla cerca de 450 órgãos estaduais, em Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra.

Publicidade Publicidade

Para o governador Renato Casagrande, os investimentos do Governo do Estado em tecnologia vão garantir uma melhora no atendimento aos cidadãos. “Fibra ótica é um investimento importante, pois permite interligar nossos órgãos públicos, como escolas, unidades de saúde, presídios, secretarias, agilizando serviços e diminuindo, assim, o custo do Estado. Vamos dar velocidade e estabilidade à nossa rede pública”, afirmou.

Segundo Casagrande, o Estado está promovendo um “investimento forte” em inovação. Uma das ações é acabar com a utilização de papel em processos até abril de 2021. “Estamos investindo também em Inteligência Artificial para que o cidadão possa buscar um serviço com muito mais rapidez. Para isso, precisamos investir em infraestrutura, equipamento e software. Cobriremos toda a Região Metropolitana e na sequência iremos para as cidades do interior do Estado”, apontou.

A expansão da rede de fibra óptica contribuirá para reduzir custos governamentais por meio da utilização de videoconferência, das teleaudiências criminais, da telefonia integrada e dos links de telecomunicações. Outro benefício do investimento é tornar mais rápido, nas repartições, o acesso aos diversos sistemas utilizados pelo Governo.

Licitação

O processo licitatório será na modalidade pregão eletrônico, tipo menor preço. As propostas podem ser enviadas a partir das 8 horas, desta quarta-feira (14), até às 9h59 do próximo dia 23, quando será aberta a sessão, às 10 horas. A partir desse horário, os licitantes poderão apresentar lances até o encerramento do certame.

Na avaliação do presidente do Prodest, Tasso Lugon, a licitação é um passo importante para ampliar a rede de fibra óptica do Governo. “É um investimento fundamental para mais repartições públicas contarem com mais agilidade no atendimento ao cidadão”, enfatizou.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.