Equipe responsável por resgate de motorista de aplicativo sequestrado recebeu homenagem durante a sessão ordinária desta quarta-feiraUma equipe de oito policiais civis foi homenageada nesta quarta-feira (25) pelos deputados estaduais. A sessão ordinária foi interrompida para a entrega dos certificados. O grupo de servidores da segurança atua na 4ª Delegacia Regional, em Cariacica, e foi responsável pela investigação do desaparecimento de um motorista de aplicativo, sequestrado no dia 10 de agosto. Com a atuação dos policiais foi possível localizar o homem, que foi mantido em cárcere privado por um período de 12 horas e encontrado em uma casa no bairro Canaã, em Viana. 

A homenagem foi uma iniciativa do deputado Delegado Danilo Bahiense (sem partido): “Se não fosse a ação desses policiais, esse cidadão não voltaria para o seio de sua família”, celebrou o parlamentar. Foram agraciados com certificados os policiais José Mansur Neto, Inimah Bravin Ponche, Adriano dos Santos, Cleber José Buteri, Doraci da Silva Veríssimo, Marcus Augusto Viola, Rosiane de Assis Muniz e Simão Feller Neto. 

Publicidade Publicidade

Falta de policiais 

Ainda sobre o tema da segurança pública, o deputado Luiz Durão (PDT) aproveitou seu tempo de fala para pedir a reposição dos quadros das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. Durão destacou os “furtos, roubos e homicídios acontecendo à luz do dia”, inclusive em municípios antes considerados tranquilos. “A pauta da segurança pública é urgente”, frisou. 

De acordo com o deputado, há uma grande defasagem nos quadros da segurança pública, que “precisa ser corrigida o mais rápido possível, pois são esses profissionais os responsáveis por manter a ordem e proteger as nossas famílias”. 

Durão, que é presidente da Comissão de Segurança da Assembleia, informou que encaminhou indicação ao governo do Estado para a reposição anual de 25% dos cargos vagos, a partir de 2022. E, após completar os quadros, o preenchimento anual dos cargos vagos no ano interior.

Rodovias 

A necessidade de duplicação de duas rodovias federais que cortam o Espírito Santo foram o tema de discurso do deputado Torino Marques (PSL). “Os capixabas e mineiros sonham com a duplicação das BRs 381 e 262”, falou.  

De acordo com as informações apresentadas pelo deputado, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o plano de duplicação e concessão das duas BRs. “São obras de infraestrutura muito esperadas, tanto para dar mais segurança aos motoristas como para melhorar a logística”. Porém, de acordo com o deputado, o trecho capixaba da BR-381 não está no projeto aprovado pelo TCU, pois foi estadualizado. “Não podemos ficar de fora de obra tão importante”, disse. 

O parlamentar apresentou um Projeto de Lei (PL 457/2021) que autoriza o Executivo estadual a firmar convênio com o governo federal para as obras de duplicação e privatização do trecho da BR-381, estadualizado para ES-381. O trecho se inicia na cidade de São Mateus e termina na divisa com o estado de Minas Gerais, no município de Barra de São Francisco. O projeto foi lido nesta quarta-feira e será analisado pelas comissões de Justiça, Infraestrutura e Finanças. 

Cesan 

O deputado Marcelo Santos (Pode) repercutiu matéria veiculada na televisão capixaba sobre a qualidade da água fornecida pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) após reparos na rede no último fim de semana. Na reportagem, a população relata que a água está chegando suja às casas. A Cesan informou que essa água deve ser descartada e que a companhia irá ressarcir o prejuízo. Mas, para isso, é preciso que o consumidor informe o ocorrido por meio de formulário no site da Cesan. 

O deputado Marcelo Santos criticou a concessionária, alegando que as pessoas têm dificuldades de acesso à internet para reivindicar seu direito. Ele informou ainda que a CPI das Obras Públicas e Privadas, a qual ele preside, está investigando denúncias de irregularidades na Cesan e está preparando manifestação junto à concessionária, à Corregedoria do Estado e ao Ministério Público Estadual. 

Sal-gema 

O deputado Freitas (PSB) comemorou a abertura do leilão eletrônico para exploração das jazidas de sal-gema no Espírito Santo. O leilão foi aberto nesta quarta-feira e termina em 8 de setembro. “No dia 20 de setembro conheceremos o ganhador de cada bloco, saberemos qual empresa explorará cada bloco. É uma expectativa muito grande para o Espírito Santo e, principalmente, para o norte do estado”, destacou. Para o deputado, a exploração do sal-gema gerará emprego, renda e distribuição de riqueza. 

Comentários no Facebook