Participantes de sessão solene reconheceram investimentos na área, mas cobraram valorização profissional
Sessão solene realizada na manha desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa (Ales), homenageou peritos criminais da Polícia Civil (PC). Apesar do reconhecimento de investimentos recentes recebido pela categoria, a proponente do evento, deputada Janete de Sá (PMN), e demais participantes cobraram melhorias como valorização salarial, condições de trabalho e autonomia. O Dia Estadual do Perito é comemorado em 4 de dezembro (Lei 11.212/2020).
A parlamentar lembrou que tem levado os pleitos dos profissionais ao conhecimento do governo do Estado e disse aguardar retorno das reivindicações para reverter o que foi citado diversas vezes pelos participantes como o “pior salário do país”. “Na verdade o que a perícia quer é ser bem remunerada, é ser reconhecida, é ter local digno de trabalho”, avaliou.
Além da questão financeira, Janete de Sá comentou sobre a construção anunciada do Centro Integrado de Perícia Técnico-Científica, em terreno cedido pela Prefeitura de Cariacica, o que contribuirá para a autonomia da classe e a modernização dos trabalhos. Apesar de todas as dificuldades, ela reconheceu o empenho dos profissionais para a elucidação de casos emblemáticos no Espírito Santo, como o assassinato dos irmãos Kauã e Joaquim, ocorrido em Linhares, em 2018.
“Vocês auxiliam a autoridade policial a excluir ou incluir suspeitos na elucidação de crimes e o trabalho de vocês produz provas robustas respeitando o rigor da metodologia científica e, por isso, cada vez mais a Justiça se pauta na prova material. Sem perícia, nós podemos assegurar que não há justiça”, reconheceu a proponente da sessão.
“A perícia é a justiça do local do crime”, avaliou o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do ES (Sindiperitos), Antônio Tadeu Nicoletti Pereira, que também fez coro às cobranças por autonomia e melhorias salariais. De acordo com ele, a baixa remuneração observada no estado contribui para a rotatividade de profissionais, que acabam buscando carreira em outros unidades da federação.
Para o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Renato Koscky Jr., primeiro perito a ocupar o cargo, nos últimos 3,5 anos a área recebeu mais investimentos do que nos últimos 109 anos. Em 1912, segundo afirmou, foi feito o primeiro registro da atuação dos peritos em solo capixaba a partir da criação do gabinete médico legal e gabinete de registro civil.
Atuando há 29 anos na profissão, Koscky ressaltou a dedicação da categoria. “Perícia não se faz apenas passando no concurso, se faz passando no concurso e estudando o tempo todo para melhorar o tempo todo. Porque nós temos de estar, pelos menos, à altura daqueles que primam pelo crime. Nós devemos estar à frente, com investimentos robustos”, considerou.
As cobranças por melhorias também foram reforçadas pelos peritos Carlos Augusto Chamoun e Olivia do Rosário Soares – esse último detalhou a importância do trabalho na garantia da justiça. A deputada Janete de Sá adiantou que estuda criar uma comenda própria para render homenagens à categoria, mas ainda espera definição sobre quem vai ser o patrono.
Também compuseram a mesa da sessão a perita aposentada Josidéia Barreto Mendonça; o chefe do Departamento de Laboratórios, Fabrício Pelição; o chefe do Departamento Médico Legal (DML), Wanderson Lugão; o chefe do Departamento de Identificação, Jenildo Gusmão; e o chefe do Departamento de Criminalística, Tommy Favoreto Romanello.
Lista de homenageados com certificado
- Anelise Tavares de Albuquerque Munaldi
- Bianca Bortolini Merlo
- Bruno Pimentel Dias
- Carlos Augusto Chamoun
- Daniela Mendes Louzada De Paula
- Eliza Comarella Pagotto
- Enzo Acha Mazzini
- Fabianne de Paiva Cardoso
- Fabrício Souza Pelição
- Fernando Colnago Gonçalves
- Flávia Dantas Loss Honorato
- Francisco Mutz Ratzke
- Jenildo Barcellos Gusmão
- Jorge Luiz dos Santos Valentim
- José Fabiano de Sena Netto
- Josidéia Barreto Mendonça
- Leylane Segatto Moreira
- Luciano Azeredo Rosemberg
- Luzinete Reblin Portela Paixão
- Mariana Dadalto Peres
- Mario Sergio Lazaroni Valli
- Natália Leal Rabello Piol
- Nathalia Dalvi Morotti
- Olivia do Rosário Soares
- Onézio José da Penha Barbosa Junior
- Paula Neves da Silva
- Renato Koscky Jr.
- Rondinelly Ribeiro do Nascimento
- Tainá Vettorazzi Vargas
- Tommy Favoreto Romanello
- Victor Santos Stange
- Vinicius Medici de Oliveira
- Wanderson de Souza Lugão