Ônibus Lilás realiza atendimento psicossocial a mulheres na zona rural de Alegre

0
J. Regionalidades vc por dentro de tudo Publicidade Detran carnaval Publicidade

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) realizou, no dia 28 de agosto, mais uma agenda com a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher do Campo. Desta vez, a comunidade do Assentamento Floresta, zona rural do município de Alegre, foi contemplada com a iniciativa em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), a Prefeitura de Alegre, o Coletivo Umas pelas Outras e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes).

Durante a ação do Ônibus Lilás, como é conhecida a Unidade Móvel, as mulheres tiveram à disposição um atendimento psicossocial, com psicológico e assistente social, além de outros serviços gratuitos, como aferição de pressão, teste de diabetes, DST e Aids e atualização do Cadúnico, em parceria com o município.

Publicidade Publicidade

De acordo com a subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso, a Unidade Móvel tem como objetivo a promoção de direitos, a prevenção aos diversos tipos de violência e estimulo a organização das mulheres do campo. “Esta iniciativa informa e aproxima as mulheres do campo do debate relacionado a violência contra as mulheres dentro de uma perspectiva de proteção e defesa de seus direitos”, enfatizou.

Na ocasião, também foram apresentadas às mulheres as diversas formas de violência doméstica. A ação também explicou como identificar esse tipo de atitude agressiva. Segundo a gerente de Políticas para as Mulheres da SEDH, Alcenir Rocha, é fundamental que elas saibam reconhecer para que o ciclo de violência seja interrompido. “Com as rodas de conversa, levamos as mulheres a refletirem sobre as necessidades de mudanças positivas em relação aos seus direitos que ainda não foram alcançados, buscando novas alternativas de melhoria em sua qualidade vida”, ressaltou.

Comentários no Facebook