Os primeiros veículos com ar-condicionado do Sistema Transcol começam a circular na próxima segunda-feira (12), quando 26 veículos sairão para operação nas linhas troncais. Os novos coletivos estão sendo adquiridos pelas empresas que operam o sistema, com determinação do Governo do Estado e fazem parte de uma série de melhorias que estão sendo implementadas para modernizar e melhorar a qualidade do transporte coletivo da Grande Vitória.

Após um processo de vistoria, emplacamento e instalação de equipamentos, esses ônibus agora estão aptos para operação. Além do conforto térmico, a operação dos veículos ajuda a reduzir o tempo das viagens, já que o embarque somente com o CartãoGV é mais rápido do que quando há cobrança de dinheiro”, explicou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Publicidade Publicidade

Até o final deste ano, serão entregues 100 veículos 0km com ar-condicionado, totalizando 600 até 2022. Esses veículos vão operar nas linhas troncais do sistema (fazendo a ligação Terminal x Terminal). A última entrega de novos veículos ao Sistema Transcol foi feita em 2014. Além do ar-condicionado, os novos veículos já saem para a operação equipados com o serviço de wi-fi e entretenimento a bordo.

As linhas que iniciam a operação dos veículos com ar-condicionado na segunda-feira são: 591; 523; 503; 508; 501; 504; 516 e 572. “Essas linhas foram escolhidas por serem mais carregadas e por atenderem mais bairros”, explicou o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Raphael Trés.

A partir da próxima semana, os veículos com ar-condicionado também estarão identificados no aplicativo ÔnibusGV.

Embarque com CartãoGV

O embarque nos novos coletivos será realizado exclusivamente com CartãoGV ou com qualquer um dos antigos cartões do sistema Transcol que tenha realizado a migração, incluindo aqueles com o benefício de gratuidade. A ação tem o objetivo trazer mais agilidade no embarque e mais segurança, já que elimina o dinheiro dentro coletivo. O usuário também pode verificar qual veículo tem ar-condicionado pelo aplicativo ÔnibusGV.

Programa de Qualificação para Cobradores

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), estabeleceu uma série de diretrizes, por meio do Programa de Qualificação para Cobradores e que foram repassadas para as empresas que operam o Sistema Transcol como forma de garantir que não haja nenhuma demissão no sistema em função dos novos coletivos que vão entrar em operação.

Entre as diretrizes do Programa, além da garantia de não demissão, ficou estabelecido que serão oferecidos cursos de capacitação para cobradores em conjunto com o GVBus e o Sistema SEST/SENAT, para suprir funções inerentes ao sistema de transporte, como mecânico, fiscal, auxiliar administrativo, agente de vendas, etc; bem como capacitação em outras áreas, a escolha do profissional, de acordo com o seu perfil.

Além disso, haverá o fortalecimento das escolas de motoristas para cobradores e a garantia de não contratação de motoristas de fora do sistema. Os profissionais que atuam como cobradores atualmente terão prioridade na contratação para outras funções e só serão contratadas pessoas de fora do sistema caso não haja mão de obra qualificada de cobradores.

Transporte Público

Desde o início do ano, o Governo do Estado desenvolve uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória. Em janeiro, foi assinado o reequilíbrio financeiro do contrato e feito o reajuste para que as empresas que operam o sistema possam retomar os investimentos previstos no documento, como a renovação de frota, que inclui a aquisição dos veículos com ar-condicionado.

Em maio, foi lançado o aplicativo Ônibus GV, uma plataforma para dispositivos móveis em que o usuário pode consultar informações como horários, localização e itinerários dos coletivos, além de acessar a rede wi-fi e o entretenimento a bordo nos veículos que já disponibilizam o serviço. Nesta semana, o número de veículos que operam nas linhas troncais com esse serviço chegou a 300.

Na semana passada, o Governo do Estado, por meio da Semobi, também lançou o CartãoGV (Bilhete Único Metropolitano). Os usuários do Transcol que realizaram o processo de migração já contam com as vantagens do Bilhete Único. O mesmo se aplica aos cartões dos sistemas de Vitória (verdinhos) e de Vila Velha (Sanremo) depois de feita a migração.

Outra novidade é a ampliação do número de pontos de venda e de recarga, que agora já passam de 50. Em breve, também estará disponível a recarga pelo site, aplicativo e autoatendimento.

Comentários no Facebook