Jornal Regionalidades

MENU

Notícias / Corporativo

SindHosp lança livro que retrata a trajetória da pandemia de Covid-19

O SindHosp lança oficialmente, no próximo dia 21 de maio, às 13h00, na sala da presidência da Hospitalar, o livro Vírus Mortal: Os Hospitais Privados Paulistas, o SindHosp e a Pandemia da Covid-19

SindHosp lança livro que retrata a trajetória da pandemia de Covid-19
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O livro VÍRUS MORTAL: Os hospitais privados paulistas, o SindHosp e a pandemia da covid-19 será lançado na terça-feira, dia 21 de maio, às 13h00, na sala da presidência da Hospitalar, a principal feira do setor da saúde da América Latina, com o objetivo de relatar a trajetória e as iniciativas do SindHosp- Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo durante a pior crise sanitária em 120 anos.

De acordo com o presidente, mesmo sendo o maior sindicato patronal da saúde na América Latina e com mais de oito décadas de experiência, o SindHosp, com o advento da pandemia, também se deparou com uma crise de proporções inimagináveis e desafios até então inéditos.

Segundo o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, o livro traz um panorama social, econômico, estatístico e histórico da pandemia, traçando uma linha do tempo, que inclui o primeiro dia da pandemia até seu último dia. “Nesse período, o SindHosp foi protagonista de um projeto inédito de comunicação e utilidade pública ao trazer dados e pesquisas da pandemia de covid-19 nos hospitais com informações fidedignas para a opinião pública, gestores da saúde e imprensa. As pesquisas alimentaram a imprensa e indicaram o caminho da pandemia, apontando problemas e soluções e fazendo denúncias. Em um dado momento, fizemos o papel de uma agência de notícias, já que informações dos governos eram parciais, confusas e conflitantes”, destaca.  

Publicidade

Leia Também:

As pesquisas que alimentaram a imprensa

Para manter a opinião pública informada sobre a realidade vivenciada pela rede privada de saúde paulista no enfrentamento ao novo coronavírus (os dados até então eram restritos à realidade do setor público) e tentar transformar em números e estatísticas as dificuldades enfrentadas pelos hospitais na assistência aos doentes, o Sindicato começou a realizar pesquisas junto ao setor representado. Os 30 levantamentos sobre a situação da Covid-19 nos hospitais privados paulistas, realizados entre 2020 e 2022, permitem acompanhar, por exemplo, as curvas ascendentes e descendentes das taxas de ocupação dos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), do tempo médio de internação, faixa etária dos internados, problemas paralelos vivenciados pelas instituições hospitalares, entre outros indicadores.  

O livro relata a trajetória e as iniciativas de uma entidade sindical durante a pior crise sanitária em 120 anos. Além dos resultados e gráficos comparativos das pesquisas realizadas pelo SindHosp ao longo da pandemia, ele traz um raio X da crise, como sua evolução e involução, a situação da assistência hospitalar no início do surto, o papel dos hospitais de campanha, o represamento assistencial, o desenvolvimento das vacinas, os impactos sociais e econômicos, detalha a Proposta Saúde São Paulo e mostra a importância dos movimentos solidários que fizeram a diferença em prol da população mais vulnerável. 

A obra traz depoimentos de algumas personalidades, como do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro; do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes; da pesquisadora e membro da Academia Nacional de Medicina, Margareth Pretti Dalcolmo; da diretora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Eloisa Bonfá; e do CEO da Rede D’Or, Paulo Moll.

Objetivos do livro

Entre os objetivos do SindHosp com a publicação destacam-se: contribuir para que os problemas do SUS e do complexo produtivo e econômico da saúde durante a crise sanitária não sejam esquecidos; fomentar discussões para a busca de soluções definitivas para questões estruturais do sistema de saúde brasileiro (incluindo o setor suplementar); estimular as pesquisas nacionais; e promover o desenvolvimento do parque industrial e tecnológico do país, através de políticas públicas que insiram o setor saúde em uma agenda de desenvolvimento econômico e social.

O livro “Vírus Mortal: Os Hospitais Privados Paulistas, o SindHosp e a Pandemia da Covid-19” pode ser adquirido no site do SindHosp – www.sindhosp.org.br.



Website: https://sindhosp.org.br/

Fonte/Créditos: DINO

Créditos (Imagem de capa): Vírus da Covid-19

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!