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Ranking das empresas mais reclamadas no Procon-ES é divulgado no Dia Internacional do Consumidor

Ranking das empresas mais reclamadas no Procon-ES é divulgado no Dia Internacional do Consumidor
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Nesta quarta-feira (15), em alusão ao Dia Internacional do Consumidor, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2022. O documento reúne quase 700 processos administrativos concluídos pelo Procon-ES no período de janeiro a dezembro de 2022, que apresentam indícios de lesão ou ameaça aos direitos dos consumidores. De acordo com o ranking do Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2022, o Banco Bradesco lidera a lista das empresas mais reclamadas no Procon-ES, seguido pela Oi e pelo Banco BMG. As principais queixas envolvem cobrança indevida, crédito consignado, produto ou serviço com vício de qualidade, alteração unilateral e descumprimento de contrato. O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressalta que o cadastro é um instrumento de orientação no mercado de consumo e serve como parâmetro para o consumidor avaliar o índice de reclamação e resolutividade das empresas antes de contratar. O Cadastro de Reclamações Fundamentadas é publicado anualmente pelos Procons estaduais e municipais e é um requisito do artigo 5º da Constituição Federal e do artigo 44 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. A lista apresenta o ranking de empresas nacionais e estaduais que mais desrespeitam os direitos dos consumidores e se os processos administrativos formulados a partir de reclamações foram ou não atendidos. Os consumidores podem conferir o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2022 para saber quais fornecedores de produtos e serviços têm o maior índice de reclamação e insatisfação no Procon-ES e como as empresas lidaram com as reclamações. A lista serve como um importante guia para os consumidores escolherem empresas que respeitam os seus direitos.

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Elan Costa

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Elan Costa

Elan Costa, é jornalista sob o registro MTE 3512/ES, marqueteiro, consultor político e professor de marketing político. É fundador e proprietário do Jornal Regionalidades e da Casablanca Comunicação Ltda

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