Jornal Regionalidades

MENU

Notícias / Estado

Parque Cultural Casa do Governador recebe festival de dança contemporânea e encontro de ciclistas no próximo domingo (30)

Os portões do Parque estarão abertos às 9 horas para o público em geral e às 8 horas para os ciclistas

Parque Cultural Casa do Governador recebe festival de dança contemporânea e encontro de ciclistas no próximo domingo (30)
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os fãs de dança contemporânea têm uma agenda imperdível no próximo domingo (30). O Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, Vila Velha, recebe a 22ª edição do Festival Dança em Trânsito, evento que reúne grupos de dança contemporânea de diversos países, com o objetivo de democratizar a dança em todo o mundo. No mesmo dia, haverá um encontro de ciclistas organizado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), no qual será exibido um documentário sobre a reforma da Terceira Ponte e a construção da Ciclovia da Vida “Detinha Son”.

Os portões do Parque estarão abertos às 9 horas para o público em geral e às 8 horas para os ciclistas, com entrada permitida até o meio-dia. Ao todo, serão disponibilizados 2.000 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (25), limitados a duas unidades por CPF. 

Clique aqui e garanta o seu ingresso – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada na plataforma Sympla. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.

Dança em Trânsito

Publicidade

Leia Também:

Criado há 22 anos, o Festival Dança em Trânsito tem o objetivo de promover um intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos.

Ao todo, 31 companhias e artistas de mais de dez países ocupam palcos e espaços públicos de dez capitais brasileiras e 23 outras cidades com espetáculos e uma série de ações para a difusão e a democratização da dança, que incluem residências de criação e de intercâmbio profissional com criação e circulação; intercâmbios e valorização do folclore e cultura brasileira; workshops com criação; formação e geração de emprego para professores multiplicadores; rodas de conversa e oficinas pontuais.

Participam da edição capixaba do Festival Dança em Trânsito companhias e artistas, como Clémentine & Lisard, da Espanha; TF Cia de Dança, de São Paulo; Grupo Tápias e Márcio Jahú, do Rio de Janeiro, entre outros.

A 22ª edição do Festival Dança em Trânsito é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.

Encontro de Ciclistas

Como parte do evento, a partir das 8 horas, o Parque Cultural Casa do Governador abre suas portas para o 1º Encontro de Ciclistas, um evento coordenado pela Semobi. O encontro promete reunir apaixonados pelo pedal em um dia de diversas atividades e cultura.

O destaque será a exibição do documentário sobre a concepção e execução das obras de ampliação da Terceira Ponte e a implantação da Ciclovia da Vida "Detinha Son". A partir das 08h, os participantes terão acesso ao parque e é necessário garantir seu ingresso na plataforma Sympla.

A Ciclovia da Vida tem desempenhado um papel crucial na mobilidade urbana, oferecendo uma alternativa segura e sustentável para a população. Considerada um marco de transformação urbana, não apenas zerou o número de suicídios na Terceira Ponte, mas também se tornou uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. Essa rota ciclística promove um estilo de vida mais saudável e ativo, além de ser uma atração turística significativa. A obra, que incluiu o alargamento da ponte e a adição de uma faixa por sentido, melhorou o fluxo de trânsito entre Vitória e Vila Velha, facilitando a conexão entre essas duas cidades. O encontro de ciclistas celebra essas conquistas e destaca a importância da infraestrutura cicloviária na construção do trânsito mais humano.

Esculturas

Além das atrações do Festival Parque Aberto, o público poderá conhecer também as 15 novas obras artísticas recém-lançadas no local. Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, as produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023, para selecionar propostas artísticas visando às exposições permanentes e temporárias do parque.

Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia.

O parque

Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne hoje 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.

Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pelas secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.

Dica

Aconselhamos levar cadeiras ou cangas para uso durante o evento. 

Regras do parque

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

  • Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
  • Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
  • A entrada no parque será permitida até as 12 horas;
  • A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
  • O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.
  • É proibido retirar plantas do parque;
  • É proibido fumar no local;
  • É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
  • Não é permitido usar área da praia;
  • É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
  • É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
  • Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.

 

Serviço:

Festival Parque Aberto

Atrações: Festival Dança em Trânsito
Quando: 30/06 (domingo)
Horário: a partir das 9h
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla nesta terça-feira (25).

 

Programação:

10h – Casa do Governador – área externa – Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ) Coreografia/Performance: PORTÁTIL 30 min

11h – Casa do Governador – área externa – T.F. Cia de Dança (São Paulo, SP) Coreografia/Performance: RASTRO 20 min

11h30 – Casa do Governador – palco – Clémentine & Lisard (Barcelona, Espanha) Coreografia/Performance: SCOTOMA 23 min

12h – Casa do Governador – palco – Marcio Jahú (Rio de Janeiro, RJ) 

Comentários:

Redação JR

Publicado por:

Redação JR

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!