A deputada Janete de Sá (PMN) é autora da Indicação Parlamentar 281/2021 solicitando que o governo estadual crie o Fundo de Apoio ao Setor Pesqueiro. O objetivo é estruturar o setor, composto em grande parte de pequenos pescadores que atuam de forma artesanal, garantindo melhores condições de trabalho e renda para esses trabalhadores.
No texto, a deputada aponta que a pesca é uma das principais atividades econômicas em 14 municípios litorâneos capixabas, com mais de 60 mil famílias que vivem da pesca, direta e indiretamente, no Estado.
Na justificativa da proposta, Janete de Sá ressalta que a cadeia produtiva da pesca no Espírito Santo é um segmento socioeconômico de destaque que demanda apoio do poder público.
“A criação do Fundo de Apoio ao Setor Pesqueiro certamente será um grande instrumento para alavancar a atividade em nosso estado, que, apesar da sua importância socioeconômica, carece de políticas públicas e participação mais efetiva na elaboração dos planejamentos. Essa é uma reclamação frequente dos pescadores artesanais, que normalmente não são ouvidos”, reforça a deputada.
A Indicação 281/2021 foi encaminhada ao governador Renato Casagrande (PSB) após leitura durante sessão ordinária.
