Jornal Regionalidades

MENU

Notícias / Corporativo

GovTech Summit abordará transformação digital em governos

Com previsão para ser realizado no Rio Grande do Sul em 2025, o evento terá como foco os Governos Inteligentes; Especialista comenta sobre o assunto

GovTech Summit abordará transformação digital em governos
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O GovTech Summit 2024, que foi adiado para 2025 em decorrência das enchentes que assolaram os municípios do Rio Grande do Sul, está com uma nova data, 29 e 30 de maio de 2025, e será realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. 

Os responsáveis pelo evento informaram que, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT), estão sendo desenvolvidas iniciativas para impulsionar a conexão de governos a tecnologias inovadoras em busca da reconstrução do estado. 

A proposta do evento é ser uma iniciativa que conecta atores do setor público e de startups, com o objetivo de impulsionar a transformação digital em governos, por meio da apresentação de soluções que modernizem a prestação de serviços no segmento.

Publicidade

Leia Também:

Cesar Alcácio, CEO da 3P Brasil, empresa de soluções integradas de atendimento, ressalta a importância da modernização, por meio da adoção de soluções inovadoras, no relacionamento entre o cidadão e o governo. “Essa digitalização facilita o acesso dos cidadãos a serviços essenciais, reduz a burocracia e melhora a transparência”, aponta.

Ainda existem alguns desafios nesse processo de digitalização, conforme destaca Alcácio. “A infraestrutura tecnológica em algumas regiões do país ainda é insuficiente, o que dificulta a implementação uniforme de soluções digitais. E a cibersegurança também é uma preocupação crescente, especialmente com o aumento da quantidade de dados sensíveis armazenados digitalmente”.

No entanto, segundo o especialista, a transformação digital no setor público brasileiro tem avançado significativamente nos últimos anos. “Iniciativas de centralização de diversos serviços em uma única plataforma digital são exemplos claros de como a tecnologia está sendo utilizada para aumentar a eficiência e a acessibilidade dos serviços públicos”, afirma.

O levantamento Mapa GovTech Brasil 2024, identificou 338 iniciativas de inovação do poder público existentes ou desenvolvidas nos últimos quatro anos no país - 38,7% delas em nível federal, 33,7% a nível estadual e 27,5% a cargo de governos municipais. Em relação aos três poderes, o Executivo registra a maior fatia, com 55,9%, em seguida o Judiciário com 33,4%, enquanto o Legislativo tem apenas 3,8%.

Governos Inteligentes 

Governos Inteligentes será o tema do GovTech Summit 2025, conforme divulgado inicialmente para a edição do evento ainda em 2024. A proposta promete debater como a tecnologia pode tornar a gestão governamental mais eficaz, transparente e focada no cidadão. Durante os dias do encontro também serão apresentados cases globais.

Conforme publicado pelo Instituto Brasileiro de Governança Pública (IBGP), o conceito de Governo Inteligente envolve foco em tecnologias inteligentes e integradas, ações governamentais em rede e ações administrativas possibilitadas por essas tecnologias, gestão da inovação e novos modelos de prestação de serviços baseados em percepções comportamentais de dados.

Alcácio garante que a transformação digital no setor público brasileiro está no caminho certo, promovendo melhorias significativas na prestação de serviços e na eficiência administrativa. “Com investimentos contínuos em infraestrutura, segurança e capacitação, o Brasil pode se tornar um exemplo de modernização digital no setor público”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: 3pbrasil.com.br/

Fonte/Créditos: DINO

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!