Jornal Regionalidades

MENU

Notícias / Estado

Detran|ES doa computadores para projeto que atende jovens em vulnerabilidade social na Serra

Com a iniciativa, Detran|ES reforça seu papel social de contribuir para um Estado mais inclusivo

Detran|ES doa computadores para projeto que atende jovens em vulnerabilidade social na Serra
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, na manhã desta quinta-feira (30), a doação de 25 computadores para o Centro Social São José de Calasanz, localizado em Vila Nova de Colares, na Serra. As máquinas, que já foram usadas pelos servidores do órgão nas atividades da Administração Pública, terão agora uma nova utilidade socioeducativa e possibilitarão a criação e melhoramento do laboratório de informática nas unidades de atendimento da instituição.  

Os computadores, todos em funcionamento, formatados e acompanhados de teclado, mouse e cabo de energia, foram doados à instituição, que trabalha na educação integral de mais de 400 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em especial os mais vulneráveis, por meio de oficinas socioeducativas como capoeira, break-dance, artesanato, esporte, informática, apoio pedagógico e educação em valores humanos.  

Para o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, com esta iniciativa, Órgão reforça seu papel social de contribuir para um Estado mais inclusivo, que é um dos objetivos da gestão.   

Publicidade

Leia Também:

“Nós recebemos o pedido do Centro Social São José de Calasanz, dialogamos e buscamos soluções legais para formalizar essa doação. Como estamos modernizando as máquinas utilizadas no órgão, foi possível destinar para eles esses computadores em bom estado de conservação e prontos para o novo uso. Avalio que essa é uma iniciativa sustentável, porque dá uma vida útil maior ao equipamento público e também cumpre uma missão importante de auxiliar no desenvolvimento dessas crianças e adolescentes atendidos pelo projeto”, salientou.  

A diretora do Centro Social São José de Calasanz, Cristiane Oliveira, contou que, por meio dessa importante parceria entre o Detran|ES e a instituição será possível qualificar o atendimento prestado para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do território de Vila Nova de Colares. “Essa doação do Detran vai facilitar o acesso desses jovens à tecnologia, ao ensino de informática. Nossas crianças serão capazes de ingressar no mundo digital, ampliando sua visão de mundo, tendo mais contato com informação, conhecimento e cidadania, além de promover a iniciação profissional dos aprendizes inseridos no programa Adolescente Aprendiz Calasanz, dando base para que possam exercer nas empresas os conhecimentos básicos compartilhados nas aulas de Informática do Instituto Calasanz”, afirmou.  

O Padre Fernando Aguinaga Huici, da Paróquia São José de Calasanz, que é uma das apoiadoras do projeto, agradeceu pela doação dos computadores e também destacou a importância desses equipamentos para os jovens atendidos pela instituição. “Nós temos 400 crianças e adolescentes e quase todas elas participam de programas de informática para se inserirem no mundo digital. Então, esse material de informática de alta qualidade doado pelo Detran é de extrema importância para nós. As crianças de hoje têm uma habilidade extraordinária para o mundo digital, elas já vivem nesse ambiente, e elas ficaram felizes e eu tenho certeza de que esses jovens vão aproveitar ao máximo esse material com os educadores. Isso vai contribuir muito para que essas crianças e adolescentes construam a sua personalidade e o seu futuro de forma positiva em relação ao próximo e à sociedade, sendo úteis, respeitosos e tendo também alegria de viver e levando paz e amor para todas as pessoas com as quais conviverem”, frisou.  

A instituição  

O Centro Social São José de Calasanz faz parte da Organização da Sociedade Civil (OSC) Obra Social Itaka-Escolápios, espalhada no mundo inteiro, e, desde 2006, forma e acompanha diariamente crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos, no contraturno escolar, e suas famílias em três unidades situadas no bairro Vila Nova de Colares, na Serra, atendendo também aos bairros Feu Rosa, Ourimar e Nova Zelândia.  

O objetivo é oferecer às crianças e adolescentes em situação de risco social e suas famílias oportunidades de educação integral por meio de atividades envolventes e contribuir para a formação educacional, social e cultural dessas crianças, adolescentes e jovens.  

Os projetos realizados no Centro Social são voltados à educação em valores e de cidadania, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, qualificação profissional, formação cultural e humana; além de oferecer espaços de convivência, lazer e troca de experiências. 

Créditos (Imagem de capa): Divulgação

Comentários:

Redação JR

Publicado por:

Redação JR

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!