Jornal Regionalidades

MENU

Notícias / Corporativo

Clínicas médicas buscam equiparação hospitalar para tributos

A equiparação hospitalar, que reduz a carga tributária para clínicas médicas e empresas de saúde, ganha força com novas análises do STJ. Especialistas explicam os requisitos legais e destacam oportunidades para o setor. O escritório Paulo & Bächtold Sociedade de Advogados alerta para cuidados na adesão ao regime, que pode gerar economia de até 70% nos tributos

Clínicas médicas buscam equiparação hospitalar para tributos
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A equiparação hospitalar entre clínicas médicas e empresas de saúde é um mecanismo tributário, regulamentado pela Lei nº 9.249/95 e interpretado de forma ampliada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), permite a redução das bases de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Recentemente, o STJ reafirmou que o conceito de "serviços hospitalares" não se restringe a hospitais tradicionais, incluindo atividades diretamente relacionadas à promoção da saúde, mesmo realizadas fora do ambiente hospitalar. Isso inclui clínicas que realizam cirurgias, exames de imagem e outros procedimentos médicos especializados.

Diogo Arão Nascimento Paulo e Stephanie Pacheco, advogados do escritório Paulo & Bächtold Sociedade de Advogados, apontam que a adesão ao regime requer atenção a requisitos legais específicos, como ser constituídas como sociedades empresárias, o enquadramento no regime de lucro presumido, o cumprimento das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a execução de serviços que atendam ao conceito de assistência à saúde definido pela jurisprudência.

Publicidade

Leia Também:

O impacto econômico dessa medida é expressivo. Contudo, os advogados alertam para os riscos de questionamentos fiscais caso os critérios não sejam rigorosamente atendidos. "A equiparação hospitalar pode representar uma economia fiscal significativa, mas exige rigoroso cumprimento das normas", afirma Diogo Arão Nascimento Paulo.

A recente movimentação jurídica e o interesse crescente pelo tema indicam uma tendência de ampliação no uso da equiparação hospitalar, transformando o cenário tributário de clínicas e empresas de saúde no Brasil.



Website: https://www.instagram.com/pauloebachtold/

Fonte/Créditos: DINO

Créditos (Imagem de capa): médico

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!