Nesta segunda etapa, estão sendo vacinadas pessoas com idade entre 20 e 29 anos, além dos profissionais da saúde

Assim como em todo território nacional, neste sábado (30), tem dia D de vacinação em Guaçuí. Esta é a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e estão recebendo doses da vacina Tríplice Viral – que imuniza contra a caxumba, rubéola e sarampo –, pessoas com idade entre 20 e 29 anos, além dos profissionais da saúde. O objetivo é interromper a circulação do vírus e controlar a doença no país.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em Guaçuí, a vacina está à disposição do público alvo, na Policlínica, no horário de 8 às 16 horas, mesmo horário do Dia D, no sábado, último dia oficial da campanha. Mas em Guaçuí, há datas especiais nos distritos.

Publicidade Publicidade

Em São Pedro de Rates, a vacinação aconteceu na manhã desta quarta-feira (27). Já em São Tiago e São Miguel do Caparaó vai ser realizada nos dias 3 e 5 de dezembro, respectivamente, sempre de 8 horas ao meio dia. “Nossa equipe está se empenhando para que a vacina chegue a todas as pessoas que precisam ser imunizadas no município”, destaca a enfermeira Suely Valéria Moreira Engelhardt, responsável pela campanha em Guaçuí.

“O Ministério da Saúde informa que pessoas entre 20 e 29 anos de idade devem ter duas doses de vacina contra o sarampo”

Contudo, conforme explica a Semus, a vacinação será seletiva, ou seja, apenas irá receber a vacina quem ainda não tiver sido imunizado. Por isso, é importante que as pessoas levem suas cadernetas de vacinação.

O Ministério da Saúde informa que pessoas entre 20 e 29 anos de idade devem ter duas doses de vacina contra o sarampo. Além disso, adverte que não é recomendável que gestantes tomem a vacina. Então, como o público de 20 a 29 anos comporta um grande número de mulheres em idade fértil, é importante que se vacinem antes de engravidarem. Contudo, no caso da mulher que estiver grávida e vá se vacinar, é necessário que seja feito acompanhamento médico.

Comentários no Facebook