source
carregador celular USB arrow-options
shutterstock

Cuidado ao carregar seu celular em locais públicos


Você tem o costume de usar entradas USB públicas como as de hotéis, ônibus e aeroportos para carregar seu celular? É melhor repensar esse seu hábito. A procuradoria de Los Angeles, nos Estados Unidos, divulgou um alerta falando sobre os riscos que esse tipo de carregamento pode causar nos celulares das pessoas. 

Publicidade Publicidade

No aviso, o procurador Luke Sisak afirma que “um carregamento gratuito pode tirar todo o dinheiro da sua conta bancária “. Ele explica que tanto os cabos públicos quanto as entradas USB podem ser contaminados por criminosos com malware . Quando uma vítima conecta seu celular ali, ele é contaminado com o malware, que envia todas as informações do smartphone para os criminosos. 


Além do acesso a dados muito pessoais e importantes, como senhas de bancos , os criminosos também conseguem bloquear o celular da vítima através da invasão. Ou seja, o prejuízo pode ser bem grande. A prática ficou conhecida nos Estados Unidos como juice jacking .

Leia também: Cabo ‘pirata’ caseiro da Apple é capaz de hackear computadores; conheça

Carregando em segurança

Se carregar o celular em entradas USB públicas não é uma boa ideia, então como carregar os dispositivos de forma segura na rua? Uma dica é sempre preferir tomadas normais do que cabos USB . No caso das tomadas, a técnica criminosa de contaminar com malware não funciona. Os cabos para carregamento em carros também são uma boa opção, assim como as baterias portáteis

Se for muito necessário carregar seu celular em uma entrada USB pública , é importante se atentar, pelo menos, ao tipo de cabo utilizado. Além de usar um cabo próprio, ande sempre com um que seja destinado apenas para carregamento, sem a opção de transferência de arquivos . Esse tipo de cabo impede que o  malware seja transferido durante o tempo em que o celular estiver conectado à entrada.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCoral de Sinos do Colégio Adventista fará apresentação especial de Natal em Cachoeiro de Itapemirim
Próximo artigoSnapchat lança filtro de envelhecimento; aprenda a usar
Elan Costa
Elan Costa é jornalista sob o registro MTE 3512/ES, articulista, marqueteiro político e estudante de direito. Atuou na Gerência de Jornalismo e Relações Públicas da Prefeitura de Guarapari, trabalhou como Jornalista Correspondente do Jornal A Tribuna, no Noroeste do ES, foi coordenador de comunicação na Câmara Municipal de Santa Teresa, assessor de comunicação na Amunes - Associação dos Municípios do ES -, e assessor político em diversos órgãos. É marqueteiro político, tendo atuado na campanha eleitoral para prefeito, em 2016, para deputado estadual em 2018, e novamente para prefeito e vereadores, em 2020. É fundador e proprietário do Jornal Regionalidades.

Comentários no Facebook