O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da 5ª promotora de Justiça de Colatina, participou no sábado (11/07) de uma ação de conscientização no combate à pandemia do novo coronavírus – Covid-19 em Governador Lindenberg. As atividades foram realizadas na sede e nos Distritos de Moacir e Novo Brasil. Além do MPES, estiveram presentes na ação a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Sanitária e a Assessoria Jurídica do Município. Trata-se de mais uma ação da Força-Tarefa para Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus e Fiscalização das Ações Empreendidas pelos Órgãos Públicos Estaduais e Municipais Capixabas (FT-Covid-19) do MPES, como parte do chamado “Pacto Social pela Vida”, capitaneado pela instituição e que tem por objetivo evitar óbitos, diante do avanço da pandemia.

Foram feitas abordagens em alguns estabelecimentos comerciais, no sentido de verificar se estavam observando as previsões do decreto estadual e das portarias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no que diz respeito à prevenção e ao combate à doença. Também foi utilizado um carro de som, acompanhado das viaturas da PM, Bombeiros e Defesa Civil, que levou mensagens, comunicados e orientação à população.

Publicidade Publicidade

O município de Governador Lindenberg encontra-se na classificação de risco moderado, sem registrar óbitos por Covid 19, ou mesmo qualquer hospitalização até agora. “Os bons índices são fruto da adoção precoce, por parte da administração municipal, de medidas efetivas de prevenção, dialogando, desde o início da pandemia, com Ministério Público, acatando as orientações e recomendações ministeriais. Também é preciso destacar o empenho das equipes de saúde e da Vigilância Sanitária e, principalmente, a adesão da população em geral às medidas de isolamento e distanciamento social, uso de máscaras e higienização correta das mãos”, disse a promotora de Justiça Monia Barbosa Ribeiro.

Segundo a promotora de Justiça, durante a ação realizada no sábado, foi possível observar que a população aderiu em massa ao uso de máscaras e os estabelecimentos comerciais têm observado as restrições e protocolos de funcionamento. Além disso, o município adotou barreiras sanitárias, que estão em pleno funcionamento, auxiliando na proteção da cidade.

Desde sexta-feira (10/07) e até domingo (12/07) está sendo realizado um inquérito sorológico em Governador Lindenberg. A medida, realizada em parceria com a Sesa, tem o objetivo de testar entre 800 e mil. A partir dos dados obtidos, serão traçadas estratégias mais adequadas à realidade local.

Comentários no Facebook