Mais uma semana para atualização dos Cartões de Vitória e de Vila Velha

0
EMPÓRIO MARCENARIA
J. Regionalidades vc por dentro de tudo Publicidade Detran carnaval Publicidade Agência Solução
SESA Aedes Aegipty Publicidade CORONAVÍRUS - SESA Publicidade CAMPANHA VACINAÇÃO GRIPE Publicidade Publicidade Publicidade MAIO AMARELO 2020 Publicidade EMPATIA NO TRÂNSITO Publicidade EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO JULHO/2020 Publicidade DENGUE NOV/2020 Publicidade BEBIDA E DIREÇÃO DEZ2020 Publicidade

O processo de migração do atual sistema de bilhetagem eletrônica nos coletivos de Vitória (Verdinhos) e de Vila Velha (Sanremo) será prorrogado até a próxima 30 de agosto (sexta-feira). Quem utiliza algum tipo de cartão dos sistemas municipais, gratuidade ou não, precisa realizar o procedimento nos coletivos para fazer a transferência de dados para o novo sistema.

Cerca de 70% dos usuários dos sistemas municipais que utilizam bilhete eletrônico já realizaram o procedimento de atualização. Com a finalização deste processo, os usuários dos sistemas urbanos passam automaticamente a ter cartões do sistema metropolitano (Transcol).

Publicidade Publicidade

“Prorrogamos o prazo para dar mais uma oportunidade de realizar o procedimento nos coletivos, já que é forma mais prática para o usuário. Isso não vai afetar o cronograma de integração de cartões, previsto para setembro”, informou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

O processo de reconfiguração dos cartões é o mesmo que ocorreu no sistema Transcol durante o mês de maio. O cartão (gratuidade ou não) deve ser apresentado nos dois validadores. Primeiro no validador atual (azul) e, após o sinal sonoro, no validador novo (vermelho) até aparecer a mensagem “catraca liberada”. Esse procedimento deve ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar no coletivo. Assim, não será necessária a substituição dos bilhetes atuais.

Os usuários também podem fazer o procedimento de migração nos equipamentos disponíveis no Setpes, em Vitória, e na Sanremo, em Vila Velha.

Depois do dia 30 de agosto, a atualização será feita apenas em postos de atendimento. Em caso de erro durante a operação, aparecerá a mensagem “transação incompleta” no validador vermelho. Se isso ocorrer, o usuário também precisa procurar um dos postos de atendimento.

Com a conclusão desta etapa nos coletivos municipais, a previsão é de que ainda este ano seja possível usar o mesmo bilhete para embarcar tanto nos coletivos do sistema Transcol quanto nos do sistema de transportes de Vitória e de Vila Velha. Contudo, o usuário continuará pagando tarifas diferentes. A integração tarifária entre os sistemas tem previsão para ocorrer no próximo ano.

Postos de atendimento durante o processo de Migração:

Vila Velha (em caso de dúvidas, transação incompleta):

Viação Sanremo – Avenida Ernesto Canal, 200 – bairro Alvorada, Vila Velha. CEP: 29117-120

E-mail: bilhete@vsanremo.com.br

Telefones: (27) 3346-3800 ou (27)3346-3821

Vitória (em caso de dúvidas, transação incompleta):

Sede do Setpes – Rua Constante Sodré, 265 – Santa Lúcia – CEP: 29055-420 – Vitória

SAC: (27) 2125-7602 Email: sac@setpes.org.br

Após o dia 23 de agosto: tanto os usuários do sistema de Vitória, quanto os de Vila Velha devem procurar os postos do GV Bus.

Saiba Mais

Por que preciso apresentar meu cartão em dois validadores?

O sistema de Bilhetagem Eletrônica dos sistemas municipais de Vitória e de Vila Velha (Sanremo e Verdinhos) está sendo modernizado e preparado para a implantação do Bilhete Único Metropolitano. Ao apresentar o cartão nos dois validadores, até o dia 30 de agosto, todos os dados do usuário, incluindo os créditos existentes, vão migrar para o novo sistema. Isso vai evitar que o usuário precise trocar o seu cartão.

O que preciso fazer?

Todos os usuários dos sistemas municipais que utilizam algum tipo de cartão da bilhetagem eletrônica precisam fazer a atualização dos cartões para o novo sistema. Assim, até o dia 23 de agosto, o usuário precisa apresentar o cartão (gratuidade ou não) nos dois validadores: primeiro, deve apresentar o cartão no validador azul, o atual. Após ouvir o sinal sonoro, deve apresentá-lo no validador vermelho, o novo, até aparecer a mensagem “catraca liberada”. Esse procedimento deve ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar nos coletivos municipais.

E se durante esse período eu não utilizar o sistema?

Depois disso, a atualização só poderá ser feita postos de atendimento do GVBus, que serão divulgados posteriormente.

Os empregadores que fornecem vale-transporte vão precisar fazer algum processo agora?

Não. Nesse momento é importante que as empresas incentivem seus funcionários a fazer a atualização dos cartões para que os passes sejam preparados para as próximas etapas de implantação do bilhete único.

Uso o sistema Transcol. Também preciso que fazer este procedimento?

Não. Este mesmo procedimento já foi concluído no Sistema Transcol. Apenas os usuários dos sistemas municipais que possuem algum tipo de cartão precisam realizar procedimento neste momento.

Poderei utilizar o cartão que uso no sistema Transcol nos ônibus das linhas municipais (Verdinho e Sanremo) e vice-versa?

A implantação do CartãoGV (Bilhete Único Metropolitano) está sendo feita em etapas: a primeira ocorreu entre maio e junho, com a atualização dos cartões do Sistema Transcol para o novo sistema de validação da bilhetagem eletrônica.Na segunda, os cartões dos sistemas municipais de Vitória e de Vila Velha (Sanremo e Verdinhos) estão sendo migrados para a mesma tecnologia do Sistema Transcol. Isso vai possibilitar que ainda este ano, com o mesmo cartão, será possível embarcar no ônibus do Transcol e no “Verdinho”, no caso de Vitória, e Sanremo, em Vila Velha e vice-versa.

Comentários no Facebook