A Unimed Sul Capixaba preparou um e-book completo com dicas de alimentação saudável e receitas nutritivas para crianças. O lançamento da publicação “Alimentação saudável na infância” é uma das ações da campanha “Saúde em Dia”, que estimula a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos entre os clientes da operadora de saúde. O e-book também integra as ações em torno do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado na segunda-feira, 11 de outubro. Para acessar o livro eletrônico, basta entrar no link https://bit.ly/2Zg8dbJ.

A publicação traz informações sobre o que é uma alimentação saudável e qual a sua importância, receitas de lanches saudáveis e variados a partir da combinação de grupos de alimentos, melhores opções de bebidas para as crianças, dicas para uma lancheira saudável, informações importantes sobre alimentação, além de um caderninho de receitas. Todo o conteúdo teve a orientação da nutricionista da cooperativa, Adriana Sarzedas. 

Publicidade Publicidade

Segundo a nutricionista, o e-book foi elaborado pensando nos pais e/ou responsáveis e nas próprias crianças, de modo que fosse criativo e prático. “A ideia é levar a informação de qualidade de forma mais lúdica. O conteúdo ficou bem atrativo, com cores e desenhos, para que as crianças também tenham o interesse de ler”, disse.

Estimular uma alimentação saudável na infância é uma das grandes preocupações mundiais. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNA/2019), entre as crianças atendidas na Atenção Primária, 14,8% dos menores de 5 anos e 28,1% das crianças entre 5 e 9 anos tem excesso de peso, e dessas, 7% e 13,2% apresentavam obesidade, respectivamente. O excesso de peso entre os adolescentes, chega a 28%, enquanto a obesidade representa 9,7%.  A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que o Brasil tenha 11,3 milhões de crianças obesas em 2025.

Adriana Sarzedas explica que a dieta das crianças, assim como a dos adultos, deve conter os alimentos mais variados possíveis para ter todos os nutrientes que são importantes – a proteína, o carboidrato, a gordura boa – além de vitaminas e minerais. “Podemos trocar um suco industrializado ou um refrigerante por um suco natural ou uma água de coco, por exemplo”, diz.

Com a pandemia, os hábitos alimentares de muitas crianças pioraram, de acordo com a nutricionista, devido ao maior tempo em casa. Entre as dicas para tornar a alimentação mais saudável e atrativa para as crianças, estão fazer receitas simples, fáceis e saudáveis e prepará-las com o próprio filho; estimular sabores e misturas; colorir o prato; e fazer da refeição um momento prazeroso. “É importante tirar o telefone e a televisão da frente da criança quando ela está comendo, para apreciar os sabores e mastigar mais devagar”, afirma a nutricionista.

Campanha Saúde em Dia

A campanha “Saúde em Dia” reúne campanhas importantes do calendário da saúde, como o Setembro Verde (de prevenção ao câncer de intestino), o Setembro Amarelo (de prevenção ao suicídio), o Outubro Rosa (de prevenção ao câncer de mama), o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade (11 de outubro) e o Novembro Azul (de prevenção ao câncer de próstata).

Segundo o gerente de Serviços Próprios da Unimed Sul Capixaba, Eduardo Tonole Dalfior, o objetivo é alcançar toda a carteira de clientes com mensagens personalizadas, de modo a estimular hábitos saudáveis e alertar sobre a necessidade de estar com exames preventivos e consultas médicas em dia. A cooperativa também está oferecendo exames de mamografia e sangue oculto com isenção de coparticipação e orientações sobre as campanhas e os locais para a realização dos exames em geral.

Comentários no Facebook