Jaqueline Moraes assume Governo nesta sexta-feira (1º)

0
Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta sexta-feira (1º), a transmissão do cargo para a vice-governadora Jaqueline Moraes, no Palácio Anchieta, em Vitória. Ele faz uma viagem oficial a Portugal, onde vai realizar uma série de agendas relacionadas à tecnologia e inovação. Jaqueline Moraes exerce o cargo interinamente até o próximo dia 10.

Na capital portuguesa, o governador visitará a Web Summit 2019, maior conferência da Europa em tecnologias. A missão internacional inclui ainda visitas a startups, institutos tecnológicos e universidades. Casagrande também irá estreitar laços com o Governo de Portugal em reuniões com secretários nacionais e autoridades de prefeituras locais. Ele também fará reuniões nas áreas econômicas e de comércio exterior, além de conhecer de perto o funcionamento do Fundo de Investimento daquele País.

Publicidade Publicidade

“São agendas importantes, onde teremos acordos firmados que nos colocarão no caminho do progresso em termos tecnológicos. Buscamos aperfeiçoar os serviços públicos com a utilização da tecnologia. A sociedade tem pressa e precisamos buscar oferecer serviços cada vez mais rápidos, de forma mais eficiente, gastando sempre menos”, afirmou Casagrande.

O governador lembrou que o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) já não utiliza mais papel nos processos internos e a ampliação da rede de fibra óptica do Governo na Região Metropolitana com o objetivo de oferecer os serviços públicos de forma mais rápida e eficiente. “Conhecer projetos de sucesso, firmar parcerias e estreitar acordos comerciais com Portugal serão importantes para que possamos nos consolidar como um Estado competitivo”, acrescentou.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, fará parte da comitiva que acompanha o governador. Ela salientou a escolha pelo país europeu para a missão com foco na inovação:

“Uma das coisas que nos fez escolher Portugal é o fato de nós possuirmos uma cultura muito semelhante. As soluções que os portugueses encontram são facilmente adaptáveis à nossa realidade. Além disso, é importante lembrarmos que quando Portugal passou pela última grande crise econômica, uma das formas de dar a volta por cima foi através do incentivo à inovação. O país fez modificações no Marco Legal nacional para que possibilitasse o incremento às ações de inovação”, destacou.

Cristina Engel também comentou sobre as finalidades específicas da viagem. “Vamos conhecer os procedimentos referentes à mudança do Marco Legal, conhecer a relação das universidades e instituições de pesquisa com a sociedade, que em Portugal é mais produtivo e eficiente que no Brasil, e entender quais são os processos que eles estabelecem para criar esse melhor aproveitamento do que se produz de conhecimento na academia para a sociedade. Vamos fazer algumas visitas institucionais para aproximar as relações de governo e conhecer casos específicos de sucesso. Estamos investindo no incremento à relação, tanto comercial quanto institucional, que já existe entre Portugal e o Espírito Santo”, afirmou.

A comitiva capixaba conta ainda com o secretário de Estado do Governo, Tyago Hoffman e o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello.

Casagrande embarca para Portugal ainda nesta sexta-feira e retorna ao Estado na noite do dia 9 de novembro. Essa será a segunda viagem oficial do governador ao exterior neste ano: a primeira foi em setembro e teve sete dias de duração. O destino foi a Itália, onde assinou acordo de cooperação técnica com a Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira e com a Região do Vêneto, além de visitar a Feira Internacional de Comércio de Pedras, Design e Tecnologia (Marmomac).

Na ocasião, a vice-governadora Jaqueline Moraes se tornou a primeira mulher eleita a assumir principal cargo do Executivo estadual. Ao falar sobre a expectativa de ocupar, pela segunda vez, o Palácio Anchieta, ela disse estar confiante e reforçou seu propósito de dar continuidade às agendas do governador Renato Casagrande para o Espírito Santo.

“Me honra muito estar aqui, pela segunda vez, assumindo o Governo do Estado por nove dias, durante a missão que o governador fará em Portugal. Vamos dar continuidade aos trabalhos mesclando agendas no gabinete e no interior. A ideia é manter a mesma pauta de trabalho, tanto administrativa, quanto institucional. Ou seja, muda pouca coisa, pois estamos trabalhando as ações de governo lado a lado”, adiantou a governadora em exercício.

Comentários no Facebook