O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, doou 2,1 mil quilos de alimentos para instituições beneficentes em 2019. Os alimentos doados resultam de operações de apreensão e verificações de padrões de pesagem.

Os testes são realizados pela Gerência de Pré-Medidos do Ipem-ES que, só em 2019, foi responsável pela emissão de 1,2 mil laudos e de 20.253 mil avaliações preliminares. O diretor-geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro, explica que após a verificação, os estabelecimentos podem recolher os materiais ou liberá-los para a doação.

Publicidade Publicidade

“É importante destacar que os produtos recolhidos nas fiscalizações, aprovados ou reprovados nos testes de conformidade metrológicos, não oferecem risco à saúde ou à segurança do consumidor. O que acontece é que, muitas vezes, não estão de acordo com o peso descrito na embalagem e, por isso, são reprovados. Em outros casos, chegam a ser aprovados, mas as empresas responsáveis decidem não recolhê-los após a verificação e, portanto, podemos doá-los”, disse.

Os alimentos foram entregues às entidades beneficentes devidamente cadastradas no Instituto, como o Orfanato Cristo Rei, em Cariacica; a Organização de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vitória e Baixo Guandu; e Associação Amor e Vida. 

Para receber as doações, as entidades devem estar devidamente cadastradas junto ao Ipem-ES. Para fazer o registro basta comparecer à sede do Instituto, localizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1595 – Ilha de Monte Belo, em Vitória.

Comentários no Facebook