Os médicos-veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Camila Lopes e Fransérgio Rocha participaram, nessa quarta-feira (13), do Dia Especial de Campo de Criação de Bezerras, em Aracruz.

O encontro foi organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e reuniu 23 produtores rurais.

Publicidade Publicidade

De acordo com a zootecnista do Incaper Fernanda Zecchin Sperandio, que coordenou a ação, o objetivo foi abordar temas que contribuam para o bem-estar dos animais. “Uma bezerra em condições de bem-estar será uma vaca mais dócil, de fácil manejo e produzirá resultados superiores. Além disso, as boas práticas melhoram a qualidade de vida e o trabalho das pessoas envolvidas. Nossa intenção é fomentar ações que visem à bovinocultura saudável em todos os seus aspectos”, explicou Fernanda Sperandio.

Vacinação

Os profissionais do Idaf falaram sobre a importância da imunização dos animais como forma de evitar que sejam acometidos por doenças como raiva, febre aftosa ou brucelose, por exemplo, e como o bem-estar pode interferir na eficiência dessas vacinações.

“Esses cuidados precisam ser mantidos, ainda que não haja ocorrência da doença. A prevenção pode impedir grandes prejuízos econômicos e sociais, além de contribuir para a saúde dos animais”, disse Fransérgio Rocha.

Controle da dor

O encontro contou, ainda, com uma palestra sobre “Amochamento e descorna de bezerras leiteiras com controle da dor”, que foi ministrada pela médica-veterinária autônoma Jociene Baratela.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCasagrande inaugura ginásio de esportes e autoriza novos investimentos em Ponto Belo
Próximo artigoVeja os serviços de saúde que funcionam no feriado desta sexta-feira (15)
Elan Costa é jornalista sob o registro MTE 3512/ES, articulista, marqueteiro e consultor político, estudante de direito e vice-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais do Interior do Espírito Santo - eleito para o biênio 2021-2023. Atuou na Gerência de Jornalismo e Relações Públicas da Prefeitura de Guarapari, trabalhou como Jornalista Correspondente do Jornal A Tribuna, no Noroeste do ES, foi coordenador de comunicação na Câmara Municipal de Santa Teresa, assessor de comunicação na Amunes - Associação dos Municípios do ES -, e assessor político em diversos órgãos. É marqueteiro político, tendo atuado na campanha eleitoral para prefeito, em 2016, para deputado estadual em 2018, e novamente para prefeito e vereadores, em 2020. É fundador e proprietário do Jornal Regionalidades.

Comentários no Facebook