Guaçuí vai realizar 1º Encontro de Colecionadores de Cactos e Suculentas

0
Os cactos e suculentas plantas são colecionáveis pelas variedades, formatos, tamanhos e cores, se adaptando a qualquer ambiente. (Divulgação Semmam)

Evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e colecionadores da espécie, com apoio do Condema

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e colecionadores de cactos e suculentas vão promover o 1º Encontro de Colecionadores de Cactos e Suculentas. O evento está marcado para acontecer no dia 23 deste mês (sábado), na Praça da Igreja Matriz, centro da cidade, das 8 às 12 horas. Segundo os organizadores, o objetivo é promover o intercâmbio entre os colecionadores e apreciadores que poderão exibir, trocar, doar mudas, vender exemplares dessa espécie, além de adquirir novos conhecimentos com a experiência de colecionadores no cultivo.

O encontro, que conta com o apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), será gratuito e todos os participantes serão cadastrados no local. “Vamos cadastrar os participantes para podermos, em um segundo momento, analisarmos o alcance, a importância, adesão e quando e como poderemos planejar um segundo encontro. Por ser o primeiro, tudo será um aprendizado”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente Roberto Martins.

Publicidade Publicidade

Conforme informações da Semmam, durante o encontro, haverá também troca de informações sobre os materiais necessários para quem quer produzir o seu jardim, mudas, arranjos, vasos e insumos para o cultivo. Essas plantas são colecionáveis pelas variedades, formatos, tamanhos e cores, se adaptando a qualquer ambiente e sendo excelentes, quando o assunto é decoração.

Quem já confirmou presença no evento são os colecionadores Carlos Henrique Teixeira de Andrade Freitas, que reside na zona rural de Guaçuí, possuindo centenas de espécies de cactos e suculentas em sua coleção, e Pedro Edilázio Glória Werneck, outro colecionador e admirador das espécies que se encarregou de mobilizar outros colecionadores da região. “Será um evento simples, mas de grande significado pela beleza das espécies e por promover um intercâmbio entre os incontáveis colecionadores apaixonados, existentes aqui na região e, por isso, agradecemos muito à Semmam pelo apoio e pela promoção do evento”, enfatizou Pedro Edilázio.

A espécie

No Brasil, existem muitos tipos de cactos e suculentas. Ideais para o cultivo em casa ou no escritório, elas são charmosas, fáceis de manusear, possuem grande capacidade de armazenar água e chegaram para conquistar os apaixonados por plantas que enxergam, nas espécies, a oportunidade de criar um jardim, mesmo em pequenos ambientes e até mesmo para quem gosta de colecionar. A infinidade de espécies e tamanhos, além do fácil cultivo, têm incentivado colecionadores e também é um novo caminho para quem quer empreender na área. As plantas ganham um destaque mais especial quando são plantadas em xícaras, bules, etc.

Participe

Local: Praça da Matriz, centro de Guaçuí

Dia/hora: 23 de novembro (sábado)

Horário: Das 8h às 12h

Informações: (28)3553- 2462 – Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam)

Apoio: Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema)

Comentários no Facebook