As fotos foram produzidas pelos alunos da EEEFM Monsenhor Elias Tomasi.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Monsenhor Elias Tomasi, em Mimoso do Sul, realizou nos dias 20 e 21 de novembro a exposição fotográfica “Revelando a Beleza de um Povo”, que contou com 122 fotos de personalidades diversas da comunidade. As fotos foram produzidas pelos alunos dos 7° e 8° anos do turno matutino do Ensino Fundamental, coordenados pelos professores da área de Ciências Humanas, Geovana Ernesto Pereira Azevedo e Jonas Gera Bindaco.

Publicidade Publicidade

Durante o evento, a comunidade escolar – formada por pais, alunos e pessoas fotografadas – escolheu, por meio de voto secreto em urna, as três melhores fotografias nas categorias colorida e preto e branco, totalizando 798 votos. O projeto buscou discutir a temática da africanidade e afrodescendência, contextualizando à realidade dos alunos, além da utilização de recursos tecnológicos, como celular, câmeras fotográficas e impressão na sua concretização.

Segundo a professora Geovana Ernesto Pereira Azevedo, a atividade buscou evidenciar, além do aspecto estético da beleza negra, a garra de um povo que ainda hoje sofre os reflexos da escravidão. “A fotografia trouxe para o ambiente da sala de aula o foco e a beleza afro-brasileira e todo o contexto de contribuição negra na formação da identidade nacional, além de levar o aluno a conhecer valores e discutir a participação negra na sociedade brasileira” ressaltou.

Texto: Soraia Camata

Comentários no Facebook