Evento especial marca os 35 anos do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

0

Uma programação especial vai marcar os 35 anos do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, localizado no município de Alegre. No próximo dia 31 de agosto serão desenvolvidas atividades especiais na unidade a partir das 9 horas. O evento é aberto ao público e a ideia é resgatar a história do local, repassar conhecimentos e preservar a natureza.

A programação conta com uma oficina de fotografia com o fotógrafo capixaba Rodrigo Lopes. Além da parte teórica sobre enquadramento, luz, linguagem técnica e composição, também haverá atividade prática, com o tema a Cachoeira da Fumaça.

Publicidade Publicidade

Também está previsto um passeio com os Idosos do Lar Luíza de Marillac, de Alegre. A atividade inclui ainda um bate-papo sobre as histórias da cachoeira e apresentação de sanfona. Além disso, os idosos serão protagonistas das sessões fotográficas dos alunos da oficina de fotografia. A ideia é oportunizar um encontro de gerações, promovendo maior visibilidade aos idosos, usando a fotografia como forma de aproximação, de descontração e de exercício de cidadania.

No final da manhã haverá um momento de confraternização com um lanche especial e um grande parabéns, com direito a bolo de aniversário.

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

O parque é um dos ícones turísticos do Espírito Santo e é muito procurado para visitas escolares. Situado na Região do Caparaó, teve sua área original desapropriada em agosto de 1984, por meio do decreto n°2791-E, sendo instituído e ampliado, em fevereiro de 2009, por meio dos decretos n°2220-R e n°155-S. A região, formada por fragmentos florestais de mata ciliar e vegetação rupestre, protege nascentes e remanescentes de um trecho conservado do rio Braço Norte Direito, afluente do rio Itapemirim.

Queda d’água

Com exuberante queda d’água de 144 metros de altura, o ambiente de floresta nativa, que está sendo restaurado, possibilitou o reaparecimento de diversas espécies da fauna silvestre da Mata Atlântica. Sua flora é marcada por bromélias, helicônias, jacarandás-de-espinho, dentre outros, e a fauna é representada por animais raros como maitaca, martin-pescador-grande, lontra e gato-do-mato-pequeno.

Em seu cotidiano, o parque realiza atividades internas e externas como recepção de visitantes e desenvolvimento de projetos de educação ambiental nas comunidades do entorno. Ações de interpretação e sensibilização ambiental no centro de visitantes e nas trilhas são recorrentes, assim como a manutenção das estruturas de uso público, com fiscalização e monitoramento no interior e na zona de amortecimento da unidade de conservação.

Segundo o gestor do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, Leoni Soares Contaifer, a unidade recebeu mais de 26 mil pessoas em 2018 e o perfil de visitantes é muito variado.

“Eles vêm ao parque buscando momentos de lazer e descontração. Muitas famílias e grupos organizados visitam para fazer piqueniques, caminhadas e banhos de rio, enquanto outro número importante de visitantes vai para tirar fotos em visitas rápidas”, comenta.

Pico da Bandeira

Contaifer ressalta que um ponto interessante é que o Parque está situado em uma das rotas de acesso capixaba ao Pico da Bandeira, terceiro ponto mais alto do Brasil. “Com isso, muitas pessoas visitam a Cachoeira da Fumaça durante suas viagens à região do Parque Nacional do Caparaó”, revela.

O parque conta com trilhas destinadas a diversos públicos, desde simples caminhadas até caminhadas moderas. “As trilhas possibilitam observar o local sob diversos ângulos e temos alguns mirantes. Se destaca ainda a trilha cidadã, adaptada e destinada para atender o público em condições de limitação visual, de mobilidade e outros cuidados especiais. Nela, o visitante tem a possibilidade de interagir com o ambiente através de recursos audiovisuais e de se locomover através de um trecho adaptado”, explica o gestor.

Serviço:

Data: 31/08 (sábado)
Horário: A partir das 9 horas.
O evento é aberto ao público

– Oficina de fotografia com o fotógrafo Rodrigo Lopes;

– Passeio com idosos do Lar Luíza de Marillac, de Alegre;

– Confraternização com um lanche especial e parabéns com direito a bolo de aniversário. Participe!

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.