Os Estados Unidos instruíram o consulado chinês em Houston a fechar em três dias. Os EUA argumenta que a medida é para proteger a propriedade intelectual e informações norte-americanas.

O governo chinês repudiou a ordem e ameaçou retaliar. Uma fonte disse que a China está cogitando fechar o consulado dos EUA na cidade de Wuhan.

Publicidade Publicidade

As tensões entre os dois países crescem desde o início da pandemia em Wuhan.

O Departamento de Estado norte-americano confirmou o fechamento iminente do consulado de Houston depois que o Ministério das Relações Exteriores chinês relatou ter sido instruído a fechar a missão.

“O fechamento unilateral do consulado da China em Houston dentro de um período de tempo curto é uma escalada inédita de suas ações recentes contra a China”, disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin.

“Pedimos aos EUA que revoguem imediatamente esta decisão equivocada. Caso estes insistam em seguir por este caminho errado, a China reagirá com contra medidas firmes.”

Acusações

Na segunda-feira (20), o departamento de justiça americano acusou dois hackers chineses de tentar roubar informações da vacina contra o Coronavírus.

O Departamento de Justiça disse que os suspeitos, às vezes, trabalhavam para os serviços de espionagem da China, mas em outras ocasiões agiam para enriquecimento próprio.

Nesta terça-feira (21), o secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, disse que a China apresenta um “catálogo de má conduta” em sua relação com os vizinhos, e os EUA precisam estar prontos para derrotá-la militarmente no Pacífico.

Comentários no Facebook