O Espírito Santo é um dos sete estados selecionados pela Transparência Internacional para participar do Projeto Integridade nos Estados Brasileiros, em parceria com os governos da Dinamarca e do Canadá. O objetivo da iniciativa é fomentar o desenvolvimento de planos de enfrentamento da corrupção e promoção da integridade no Poder Público. Para oficializar a participação do Espírito Santo, o governador Renato Casagrande assina, às 14h desta quinta-feira (21), no Palácio Anchieta, o Acordo de Cooperação Técnica com a ONG.

O diretor executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, participará do evento.  O Acordo prevê a realização de treinamento de duas semanas para servidores da área de controle interno em Copenhague, na Dinamarca, no mês de dezembro. Em contrapartida, os estados participantes terão de apresentar, em 2020, planos de ação para a promoção da integridade e da transparência e combate à corrupção.

Publicidade Publicidade

Na mesma ocasião será lançado o Painel de Compras Públicas do Estado, uma parceria entre a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz). A ferramenta vai disponibilizar a consulta às notas fiscais eletrônicas de compras realizadas por órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual desde 2012. O Espírito Santo é o segundo Estado no País – o primeiro foi o Paraná – a dar transparência às notas fiscais eletrônicas.

Serviço:
Acordo de Cooperação Técnica com a ONG Transparência Internacional e Novo Painel de Compras Públicas do Estado
Data: 21 de novembro
Horário: 14 horas
Local: Gabinete do Governador – Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, 142, Centro – Vitória)

Comentários no Facebook