Profissionais da Psicologia e Serviço Social irão atuar nas escolas, buscando soluções que colaborem com o bem-estar e o rendimento escolar dos alunos.

A Secretaria da Educação (Sedu) publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (11), a Portaria número 108, que institui a Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) na Rede Estadual de ensino. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos alunos, com a atuação de uma equipe de profissionais na promoção de ações psicossociais do cotidiano escolar.

A equipe será formada por profissionais da Psicologia e do Serviço Social que vão trabalhar na construção de narrativas e soluções que colaborem com o bem-estar, o rendimento escolar e a integração dos estudantes com a sociedade. As principais ações a serem desenvolvidas pela Apoie são:

Publicidade Publicidade

– Realizar reuniões no âmbito da unidade escolar para construção de intervenções mediante evidências de demandas psicossociais; Identificar as questões psicossociais que impactam a comunidade escolar;

– Mapear a rede de atendimento público de saúde, assistência social e demais instâncias, estabelecendo parcerias;

– Construir formulários e protocolos que orientem as escolas no acolhimento e encaminhamento de demandas psicossociais, quando for o caso;

– Promover ações de prevenção e intervenção visando à melhoria da saúde emocional no ambiente escolar;

– Estabelecer parcerias com as secretarias municipais e estaduais de assistência social, saúde, educação, direitos humanos, bem como com instituições privadas, instâncias jurídicas, organizações não governamentais, organizações da sociedade civil, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público, entre outras.

Confira a Portaria nº 108 AQUI.

Mais informações no telefone (27) 3636-7712.

Comentários no Facebook