Com foco ao incentivo à leitura, bem como à escrita e o domínio da oratória, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Américo Silvares, situada em São Mateus, realizou no final do mês de outubro, a “Semana Literária”. Durante o evento foram oportunizadas diversas ações visando incentivar a prática entre os estudantes.

Dentre as atividades realizadas, o principal destaque é o debate com escritores mateenses sobre o tema: “Qual a importância da leitura? ”, no qual foi propiciado uma troca de experiências literárias e esclareceu dúvidas dos estudantes.

Publicidade Publicidade

Além dessa ação, outras inúmeras foram realizadas como: uma mostra de curtas produzidas pelo Centro Cultural Araçás, também em São Mateus; uma gincana de leitura e interpretação sobre a obra “O pequeno príncipe”, do escritor francês Antoine Saint-Exupéry e a confecção de um cubo literário, que estimula, de forma lúdica, o interesse pela leitura.

Ainda neste contexto de experiências ramificadas, foi realizado um workshop de grafite, em que os estudantes customizaram a “geladoteca”, — uma biblioteca móvel da escola —, além de exercícios de voz e expressão corporal para a apresentação do remix da música “O dia da Festa do Santo Reis”, de Tim Maia.

Sobre a “Semana Literária” a professora de Língua Inglesa Quitilane Pinheiro disse que, “promoveu o desenvolvimento de um ambiente escolar mais saudável, além de melhorar o relacionamento social dos alunos, seu desenvolvimento pessoal e o pensamento crítico em relação às obras lidas, atividades e experiências exitosas contribuindo para o desempenho escolar”. 

Texto: Cícero Giuri

Comentários no Facebook