Dona Canutinha é a personagem do primeiro vídeo, nesta quinta (25)
Foto: Associação de Folclore de Cachoeiro

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro tem uma nova iniciativa para difundir a cultura do município e homenagear as suas personalidades. A partir desta semana, a pasta publicará em seu canal no YouTube (Semcult Cachoeiro), todas as quintas-feiras, às 16h, um vídeo sobre esses temas.

Publicidade Publicidade

O primeiro será uma entrevista com Canuta Caetano, a Dona Canutinha, agricultora, líder comunitária e mestra de caxambu do grupo “Alegria de Viver”, da comunidade de Vargem Alegre, no distrito de São Vicente, que faleceu em dezembro de 2019, aos 81 anos.

Será uma oportunidade para o público conhecer um dos grandes nomes da cultura popular cachoeirense, que, em 2009, recebeu o prêmio ‘Mestre da Cultura Popular do Estado do Espírito Santo”. Canuta também teve sua importância reconhecida pela Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Lei Mestre João Inácio, e teve sua trajetória imortalizada no livro “Jongos e Caxambus do Espírito Santo”.

O vídeo faz parte do projeto “Cachoeiro de Memórias”, que consiste em resgatar a história do município, através de registros audiovisuais, em formato de entrevistas, com pessoas que tenham uma ligação estrita com a cidade.

Para as próximas semanas, está sendo programada a publicação de vídeos sobre os centros culturais da cidade, turismo, apresentações artísticas, atividades da Semcult e as mais de 50 entrevistas que fazem parte do acervo do projeto “Cachoeiro de Memórias”.

“Em tempos de pandemia, os conteúdos virtuais transformaram-se em uma rotina e apontam para o futuro das ações culturais. Em muitos aspectos, isto se mostra positivo. Um exemplo é este. O projeto Cachoeiro de Memórias reúne um rico material acumulado em anos de entrevistas com pessoas que guardam a nossa história e, agora, tem a chance de ser entregue ao público. Vale a pena conferir”, ressalta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Comentários no Facebook