Uma alimentação saudável é fundamental para o bem-estar humano e para a prevenção, tratamento e recuperação de doenças. No ambiente hospitalar, os profissionais de Nutrição, em conjunto com os médicos, são os responsáveis pela elaboração das dietas de cada paciente. Nesta terça-feira, 31, data em que se comemora o Dia do Nutricionista, a Unimed Sul Capixaba chama a atenção para a importância da atuação desses profissionais no ambiente hospitalar, atendendo as necessidades nutricionais dos pacientes e contribuindo para recuperações mais rápidas e seguras.

A nutricionista Camila Ambrosio Destefa integra a equipe responsável pelas dietas dos pacientes do Hospital Unimed e da Maternidade Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim. Ela conta que realiza visitas diárias aos pacientes de internação para identificar se há algum risco nutricional. O objetivo do tratamento é manter o estado nutricional do indivíduo, prevenindo a desnutrição hospitalar e minimizando possíveis efeitos ocasionados pela internação, como perdas musculares, infecções e efeitos colaterais do tratamento, além de buscar reduzir o tempo de internação.

Publicidade Publicidade

“Geralmente no ambiente hospitalar, o médico faz a prescrição da dieta e nós realizamos os ajustes desta prescrição de acordo com o quadro, os hábitos e a tolerância do paciente. Avaliamos também a necessidade de terapia nutricional, oral ou enteral, nos pacientes com risco nutricional. O paciente bem nutrido fica menos tempo internado e tem menos riscos de contrair  infecções hospitalares e outras complicações”, explica Camila Ambrosio, nutricionista há 10 anos.

Segundo a médica nutróloga Karina Cassa Benevenuti, que atua em conjunto com a equipe de nutricionistas da Unimed Sul Capixaba, o profissional de Nutrição é o responsável por fazer com que os pacientes tenham todos os nutrientes necessários no organismo, o que significa a ingestão de alimentos ou suplementos necessários para auxiliar nas demandas do organismo na luta contra doenças e na recuperação.

“É comprovado que o paciente internado, com melhor nutrição, combate à doença de forma mais rápida e eficaz. O papel do nutricionista, em conjunto com os médicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais, faz com que o paciente tenha todo o cuidado necessário para sua cura de forma completa”, afirma Karina Cassa Benevenuti.

Atendimento nutricional na Atenção Integral à Saúde

Além da atuação no ambiente hospitalar, a equipe de nutricionistas da Unimed Sul Capixaba está presente no Espaço Viver Bem, com um modelo de cuidado voltado para a Atenção Integral à Saúde e atendimentos aos programas de Promoção à Saúde e aos produtos Personal e Saúde Corporativa.

A nutricionista do Espaço Viver Bem, Adriana Sarzedas, explica que, neste espaço, o atendimento clínico é baseado na educação nutricional, com avaliação e orientação de pacientes hipertensos, diabéticos, obesos e com outras complicações, para que  evitem mais comorbidades.

Mais uma vez, a atenção multidisciplinar com médicos,  enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, que acompanham o histórico de saúde do paciente, realizando um atendimento personalizado e contínuo, faz toda a diferença para o sucesso  do trabalho nutricional e bem-estar dos pacientes.  

“Temos todo um trabalho de prevenção e cuidado com esses pacientes. Como nutricionistas, através de uma boa alimentação, de correções e de alterações bioquímicas e fisiológicas que acontecem dentro do organismo, modulamos todo o sistema imunitário do paciente”, completa a nutricionista, que atua na área há 25 anos.

Comentários no Facebook