A equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) pegou a estrada em direção à região noroeste do Estado. Nesta semana, o projeto “Detranzinho Itinerante” estará em Barra de São Francisco e Águia Branca, realizando abordagens educativas nas principais vias dos municípios até esta quinta-feira (16).

Durante as ações, condutores que estiverem parados no semáforo, além de ciclistas e pedestres atravessando a faixa, serão abordados e receberão orientações sobre comportamento mais seguro no trânsito, com atenção especial para o perigo da mistura de bebida e direção, além do aumento do uso de celular no trânsito.

Publicidade Publicidade

De acordo com os dados do Relatório de Vítimas Fatais no Trânsito, divulgado pelo Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, a região noroeste registrou um aumento de 31,8% no que diz respeito às mortes provocadas por acidentes de trânsito, no comparativo do mês de julho de 2021 com o mesmo período de 2020.

Atualmente, os municípios de Barra de São Francisco e Águia Branca têm uma frota de 25.676 e 6.043 veículos, respectivamente. Já o número de habilitados é de 28.895 e 3.794 condutores em cada um dos municípios. As ações educativas estão sendo realizadas após solicitações feitas pela Polícia Militar (PMES) dos municípios.

“Queremos sensibilizar a população. Incutir em todos que o trânsito é feito de escolhas conscientes. Nós não queremos que haja vítimas de acidentes. Por isso, reforçamos que a responsabilidade é de todos. Se cada um fizer a sua parte com segurança, seja na condução de seus veículos, seja na condição de pedestre, nós poderemos ter um trânsito com menos acidentes e mortes”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

As atividades serão feitas em parceria com a Polícia Militar, prefeituras locais e servidores da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e do Posto de Atendimento Veicular (PAV) dos municípios.

Detranzinho na sua cidade

Os municípios ou instituições que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para a população da cidade devem fazer a solicitação, por meio de oficio endereçado à Diretoria Técnica, pelo e-mail cocep@detran.es.gov.br.

O ofício também poderá ser protocolado eletronicamente, via e-Docs, ou presencial na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em Vitória, ou em qualquer Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular no Estado.

Comentários no Facebook