Curtas-metragens produzidos por escola em Guaçuí são selecionados para Circuito Nacional

0
Foto: Divulgação
EMPÓRIO MARCENARIA
J. Regionalidades vc por dentro de tudo Publicidade Detran carnaval Publicidade Agência Solução
SESA Aedes Aegipty Publicidade CORONAVÍRUS - SESA Publicidade

“O coração da floresta” e ”Um sonho de liberdade” foram os filmes selecionados e serão distribuídos nacional e internacionalmente, em 2020.

Dois curtas-metragens produzidos pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Carneiro Ribeiro, de Guaçuí, foram selecionados para a 10ª Edição do Circuito Tela Verde, do Ministério do Meio Ambiente. O órgão mediador entre a escola e o festival foi a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guaçuí, que conheceu os curtas por meio das Mostras Ambientais realizadas anualmente.

Publicidade Publicidade

Os trabalhos foram selecionados por uma equipe técnica multidisciplinar. Os critérios de seleção incluem abordagem crítica, sintonia com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), além de requisitos de qualidade de som e imagem. Dentre os 80 vídeos enviados e 28 selecionados, Guaçuí foi o representante capixaba com dois curtas-metragens: “O coração da floresta” e ”Um sonho de liberdade”.

“Nossos alunos se empenharam bastante na produção dos vídeos, desde a elaboração do roteiro de acordo com o tema da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, até a finalização de cada edição. É um trabalho árduo, que requer dedicação, mas que compensa devido à qualidade e à interdisciplinaridade com as áreas de Ciências. Até a 10ª edição, Guaçuí já teve 20 curtas selecionados”, disse a professora Cláudia Cristine Soares Spala.

Circuito Tela Verde

O Circuito Tela Verde (CTV) é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAv), do Ministério da Cultura. O CTV promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país.

O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias. O Circuito Tela Verde procura atender às demandas de inúmeras instituições que buscam materiais que subsidiem suas ações de Educação Ambiental.

Os vídeos selecionados farão parte de um kit composto por um manual de organização da mostra (passo a passo), cartazes com as sinopses dos filmes, cartazes para identificação dos espaços exibidores e DVD’s, contendo os vídeos.

Texto: Soraia Camata

Informação às escolas:
Sugestões de notícias devem ser enviadas para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br

Comentários no Facebook