Os vídeos serão exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país

Dois curtas-metragens de Guaçuí foram selecionados na 10ª Edição do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), foi comunicada oficialmente e já está providenciando o termo de cessão de direitos de exibição e distribuição dos filmes, documentação necessária para exibição em várias partes do pais e algumas localidade fora do território nacional.

Os trabalhos foram selecionados por uma equipe técnica multidisciplinar, onde os critérios de seleção incluem abordagem critica sintonia com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), além de requisitos de qualidade de som e imagem. Dentre os 80 vídeos enviados e 28 selecionados, Guaçuí foi o representante capixaba com 02 curtas: “O coração da floresta” ano 2017, quando a Semmam trabalhou o tema Mata Atlântica: o futuro em suas mãos e ”Um sonho de liberdade”, ano 2018, quando foi trabalhado o tema Animais silvestres: preservar é responsabilidade de todos. Os dois curtas selecionados foram produzidos pelos alunos da Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro.

Publicidade Publicidade

O Circuito Tela Verde, CTV é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura. O CTV promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país.

O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias. O Circuito Tela Verde procura atender às demandas de inúmeras instituições que buscam, no Ministério do Meio Ambiente, materiais que subsidiem suas ações de Educação Ambiental.

Os vídeos selecionados farão parte de um kit composto por um manual de organização da mostra (passo a passo), cartazes com as sinopses dos filmes, cartazes para identificação dos espaços exibidores e DVD’s, contendo os vídeos. Até essa 10ª edição, Guaçuí já teve 20 curtas selecionados.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente Roberto Martins, o feito é para ser comemorado pela participação de vários colaboradores. “A educação ambiental de Guaçuí que é levada muitíssimo a sério por ser uma meta da administração municipal, comemora mais esse feito por meio de uma conquista das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Cultura, onde acreditamos que só por meio da educação vamos transformar esse país. Os alunos estão de parabéns. Quando trabalhamos a educação ambiental o ano inteiro e em especial na Semana Alusiva ao Meio Ambiente, isso demonstra que estamos no caminho certo. Parabéns a todos os envolvidos por esse reconhecimento e conquista de uma meta traçada por esse governo, levando o nome de nossa cidade positivamente para várias partes do país”, concluiu.

Assista aos curtas selecionados:

Curtas Ambiental 2017 – “O coração da floresta”
https://youtu.be/dyqB3cn_K9E

Curtas Ambiental 2018: “Um sonho de liberdade”
https://youtu.be/ok0Oine15V4

Comentários no Facebook