Os 418 candidatos convocados no concurso para provimento de diversos cargos da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) iniciarão o curso de formação no dia 31 de maio. A data foi anunciada pelo delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda. O concurso teve suas vagas ampliadas. São 150 vagas para investigador de polícia, 100 vagas para escrivão de polícia, 76 para perito oficial criminal, 50 para auxiliar de perícia médico-legal, 30 para médicos legistas, seis para psicólogo e seis para assistente social.

Em março deste ano, a Polícia Civil firmou parceria com Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), que possibilitou que a primeira parte das disciplinas seja oferecida na modalidade on-line, com transmissão em tempo real. A adequação foi necessária para dar continuidade ao certame, que sofreu com atrasos provocados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Publicidade Publicidade

Já a segunda etapa acontecerá de forma presencial, com aulas ministradas pela Academia da Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol). A previsão é que os novos policiais estejam aptos a assumirem seus cargos em novembro deste ano.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho lembrou outras providências já adotadas pelo Governo, no que tange à reestruturação dos quadros.

“Mais uma ação estratégica que, exatamente, vai ao encontro do desejo de toda a população capixaba, que é recompor a nossa estrutura de Segurança Pública. O governador anunciou aumento de vagas para a Polícia Militar, hoje estamos falando em Polícia Civil, e, em paralelo, também já está autorizado o concurso para o Corpo de Bombeiros e o concurso para delegados. Mais uma vez, nosso agradecimento e reconhecimento à gestão de Vossa Excelência”, pontuou Ramalho.

Concurso para delegados

O governador Renato Casagrande reiterou a autorização para o início dos trâmites de abertura do novo concurso para delegados. O delegado-geral José Darcy Arruda afirmou que a equipe está tomando as providências para abertura do certame em 2022. “Estamos na fase de contratação de banca, para começarmos a elaborar o edital e programar a prova para o ano que vem”, informou.

Comentários no Facebook