Com a confirmação do primeiro caso de transmissão local de coronavírus no Espírito Santo, na noite deste sábado (14), o governador do Estado Renato Casagrande recomendou, em sua conta do Twitter, que a população de idosos e pessoas com doenças crônicas evitem contato social, como forma de se prevenir.

Na rede social o governador pede que lugares com grande aglomeração de pessoas, como shows e cinemas, sejam evitados pelas pessoas que são consideradas do grupo de risco da doença.

Publicidade Publicidade

“Com o primeiro caso de coronavírus com transmissão local no ES recomenda-se restrição de contato social para idosos e pacientes com doenças crônicas (viagens, cinema, shoppings, shows e locais com aglomeração) e vacinar-se contra influenza. Prevenção é a melhor atitude”, disse.

O secretário de Saúde do Espírito Santo, o médico Nésio Fernandes, informou que o Estado pode entrar já nos próximos dias na fase de adoção de medidas mais “enérgicas e hercúleas” no combate à pandemia.

“As medidas que seriam adotadas pelo Estado consistiriam no cancelamento de aulas, estímulo ao teletrabalho [trabalho a distância], mudança nos expedientes dos profissionais, de acordo com segmento, para evitar que todo mundo pegue ônibus no mesmo horário, e estímulo ao cancelamento de eventos e reuniões que exigem grandes mobilizações. Aí, já nessa etapa, haveria uma recomendação mais explícita para esses tipos de situação. Como se estivéssemos numa ‘sala do meio’. Estávamos no sinal verde, passamos para o laranja e podemos chegar ao sinal vermelho daqui a pouco”, disse o secretário.

Comentários no Facebook