Nesta quinta-feira (4), moradores dos bairros Agostinho Simonato e Jardim Itapemirim, em Cachoeiro, receberam uma ação de combate ao novo coronavírus (covid-19), promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

O trabalho, que envolveu seis equipes de enfermeiros e de agentes comunitários de saúde, consistiu na realização de testagem rápida, em busca de possíveis novos casos, e na distribuição de material de conscientização e de sensibilização relacionado à prevenção da doença. Além disso, um carro de som percorreu as ruas dos bairros, reforçando as informações sobre as medidas preventivas adotadas pelo município. Foram realizados, ao todo, 120 testes.

Publicidade Publicidade

A moradora do Agostinho Simonato, Rosane da Silva Gomes, destacou a importância da ação. “Isso nos ajuda a tomar mais cuidado e respeitar as medidas recomendadas pela autoridades sanitárias. Traz um pouco mais de tranquilidade para nós”.

“É um excelente acompanhamento, com certeza, porque tira dúvidas. Se o teste der positivo, a pessoa pode procurar os cuidados médicos o mais rápido possível e, assim, evita contaminar outras pessoas”, reforça Antônio Moreira, residente no mesmo bairro, que aceitou participar da testagem.

A Semus realizou a atividade em Jardim Itapemirim e Agostinho Simonato devido ao elevado número de pacientes com confirmação de covid-19, nesses bairros, e por causa dos casos que estão sendo rastreados pela Vigilância Epidemiológica.

Esse inquérito sorológico municipal é realizado como complemento ao que está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que, em Cachoeiro, já executou duas fases e realizará a terceira na próxima semana.

“Além dos dados que estamos obtendo por meio do Estado, esse trabalho vai nos permitir ter um vislumbre ainda maior sobre o comportamento do vírus no nosso município, viabilizando ações mais precisas e estratégicas”, salienta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Comentários no Facebook