Um balanço da secretaria municipal de Castelo, município no Sul do Estado, revela o quantitativo de doses disponíveis para a primeira e segunda aplicação da vacina de imunização contra a covid-19 nos grupos classificados como prioritários.

Ao todo, de acordo com o balanço, estão disponíveis 2.525 doses para aplicação entre 1ª e 2ª dose por meio de agendamento.

Publicidade Publicidade

Para a segunda aplicação a prefeitura contabilizou um total de 825 doses disponíveis para grupos com idades entre 80 e 84 anos, 60 anos ou mais além de trabalhadores da saúde. Desse total 695 doses são Astrazaneca e 130 Coronavac.

>> “Vacinação de pessoas com idade entre 55 a 59 anos começa na segunda”, diz João Paulo Nali, prefeito de Castelo

Já para a aplicação da primeira dose da vacina contra o novo coronavirus o levantamento mostra 1.700 doses Astrazeneca disponíveis aguardando novas solicitações de agendamentos por meio do WhatsApp oficial da prefeitura de Castelo.

>> Segunda dose da vacina contra Covid-19 em Castelo só por agendamento

A redação do Jornal Regionalidades procurou o prefeito João Paulo Nali (PTB) que explicou como está ocorrendo a logística da vacinação no município. João Paulo Nali ressaltou ainda que o momento exige paciência. “Nossa vacinação está ocorrendo no Castelão por meio de veículos ou de pedestres, bem como em busca ativa e em domicílio para os acamados. Sabemos o quanto estamos aflitos e o quanto estamos buscando a melhor forma de aplicação da vacina. Essa é a mais criteriosa de todos os tempos, é precisamos ter paciência e focarmos principalmente na qualidade da aplicação”, ressaltou o prefeito de Castelo, João Paulo Nali.

O prefeito esclareceu ainda que todas as doses disponíveis no município são porque estão destinadas apenas para os públicos indicados que estão aguardando o prazo para serem aplicadas ou a solicitação de agendamento pelos interessados. “Se pudéssemos já teríamos aplicado todas as doses, mas precisamos respeitar as regras estabelecidas pelos Governos Estadual e Federal”, frizou o prefeito João Paulo Nali.

Devido as regras estabelecidas tanto pelo Governo Federal e também Estadual, a maioria dos municípios do Estado possuem quantitativo de doses ainda disponíveis, a exemplo a Capital Vitória que já somam quase 80 mil doses aguardando o prazo para aplicação.

Confira o quantitativo de doses disponíveis para agendamento, por grupo prioritário, em Castelo:

SEGUNDA DOSE
GRUPO DOSES DISPONÍVEIS TIPO DA DOSE
Idosos 60 anos ou mais 605 ASTRAZENECA
Idosos 80 a 84 anos 70 ASTRAZENECA
Trabalhadores da Saúde 20 ASTRAZENECA
Trabalhadores da Saúde 130 CORONAVAC
PRIMEIRA DOSE
Comorbidades 1.225 ASTRAZENECA
Deficiência Permanente 90 ASTRAZENECA
Gestantes e Puérperas 195 (suspensa temporariamente) ASTRAZENECA
Adultos 55 a 59 anos Aguardando chegada ASTRAZENECA
Idosos 60 anos ou mais 145 ASTRAZENECA
Transporte Coletivo 10 ASTRAZENECA
Situação de Rua 10 ASTRAZENECA
Educação 25 (conforme faixa etária) ASTRAZENECA

 

 

Comentários no Facebook